3
1
PATROCINADO

BNA reduz taxa de juro de 18% para 17% e afasta possibilidade de contágio do colapso do SVB e Credit Suisse

Mariano Quissola
21/3/2023
1
2
Foto:

É a primeira vez que o banco central se pronuncia a respeito do abalo de dois bancos com dimensão global e garante que Angola está “imune” de eventual contágio.

O sistema bancário angolano está “imune” de eventual efeito contágio em consequência do colapso que sofreram o Silicon Valley Bank e o Credit Suisse. A garantia é do governador do BNA, José de Lima Massano, que se pronunciou, pela primeira, desde o anúncio do abalo desses bancos.

“Os nossos bancos comerciais não têm exposição directa, mas as economias têm uma interligação, já sentimos a redução dos preços do barril de petróleo”, afirmou o governador.

O gestor do banco central fez estas declarações na conferência de imprensa (que terminou há pouco) onde foram anunciadas as decisões saídas do Comité de Política de Monetário que se reuniu esta terça-feira, 21, cujo destaque recai para a redução da taxa de juro base, de 18% para 17%.

“Esta redução assenta nas condições que temos de andamento da nossa economia, no que se refere à variação de preços. Estamos com uma redução de preços com variação do índice de preços no consumidor desde Fevereiro de 2022. É uma retoma de queda interrompido em 2019, com o avdento da covid 19. O conjunto de medidas adoptadas e pelo BNA, permitiu trazer este sentido de melhoria das condições de preços.

Notícia em actualização…