3
1
PATROCINADO

BPC moderniza infra-estruturas tecnológicas de processamento de dados

Isabel Bernardo
8/6/2021
1
2
Foto:
DR

Com objectivo de prestar serviços com maior qualidade e eficácia, o Banco de Poupança e Crédito (BPC) decidiu modernizar a sua infra-estrutura tecnológica de armazenamento e processamento de dados.

Trata-se de uma mudança faseada dos equipamentos particularmente, softwares, hardware e aplicativos de gestão, tendo sido já realizados testes de ensaios, segundo o director de comunicação e imagem do BPC, José Matoso.

"Não é um processo simples devido à sua complexidade e sensibilidade, daí a substituição faseada. Depois destas substituições, teremos uma infraestrutura com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados”, afirmou.

Acrescentou ainda que, “no final deste mês, entra em produção uma infraestrutura de processamento e armazenamento de dados (Servidores e Storages) em substituição à actual que tem mais de 10 anos de vida e está totalmente obsoleta”, garantiu.

Segundo a ANGOP, o responsável fez saber que “a referida infraestrutura vai ajudar significativamente no processamento e armazenamento de dados, assim como a redução gradual das conhecidas falhas no sistema".

Ainda assim, explicou José Matoso, a referida infraestrutura será reaproveitada e utilizada como “Backup” (unidade para cópia de segurança de dados/informações) do novo sistema - um aplicativo Core Bancário que se encontra em desenvolvimento.

De referir que, esta alteração está inserida numa iniciativa em curso de Recapitalização e Requalificação do BPC, que dá prioridade à substituição da infraestrutura tecnológica deste banco público.

Importa informar que, no mesmo âmbito, o Banco de Poupança e Crédito (BPC) lançou um concurso público para a aquisição de um total de 769 novos computadores, entre os quais 384 de mesa e 385 portáteis, para as suas distintas unidades orgânicas.

O referido concurso público está aberto à participação de entidades não residentes cambiais, e as propostas devem ser submetidas ao Banco, até às 15h00 do dia 22 deste mês de Junho.

O valor da caução definidas é de 5% do preço global da proposta, cujo critério de adjudicação recai as que forem economicamente mais vantajosas.