3
1

Cada angolano deve quase 2.000 dólares ao estrangeiro

Cada angolano deixou de dever 1.595 dólares e a dívida subiu agora são 1.953 dólares.

1
2
Fotografia
:
DR

Durante a reunião que aprovou o Plano Anual de Endividamento, a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, informou que a actual dívida pública externa de Angola está avaliada em 62,5 mil milhões de dólares norte-americanos.

Com este valor, a dívida caminha para o sentido contrário ao que a ministra das finanças pretendia conduzi-la no início do seu mandato, uma vez que registou um aumento de 24%, ou seja, subiu 12,5 mil milhões de dólares quando comparada ao stock da dívida de 2020, que estava avaliada em 50 mil milhões de dólares norte-americanos.

Os dados do stock da dívida pública mostram que boa parte do aumento dos empréstimos do Estado registou-se de Outubro a Dezembro de 2021. Até Outubro do ano passado, a dívida estava avaliada em 51 mil milhões de dólares, sendo que, em Dezembro, de acordo com a ministra das finanças, subiu para 62,5 mil milhões de dólares.

Contas feitas, cada angolano deixou de dever 1.595 dólares e a dívida subiu agora 1.953 dólares ao estrangeiro, de acordo com a informação avançada durante a reunião que aprovou o Plano Anual de Endividamento.

Executivo pede empréstimo de mais 6,90 mil milhões este ano  

O Executivo aprovou o Plano Anual de Endividamento que prevê uma dívida de 12,4 mil milhões de dólares ao estrangeiro. A estratégia é que 56% deste endividamento seja feito no exterior. Fazendo as contas, o Governo vai buscar 6,90 mil milhões de dólares para financiar despesas do Orçamento do Estado.

Assim, a seguir ao Plano Anual de Endividamento para 2022, aprovado recentemente em Luanda, que prevê endividamento na ordem dos 12,4 mil milhões de dólares, a dívida pública angolana ficará ainda mais controlada por outros países e organizações internacionais.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado