3
1
PATROCINADO

Câmara de Comércio Angola-Moçambique deve impulsionar nascimento de empresas de jovens dos dois países

Agostinho Rodrigues
16/11/2023
1
2
Foto:
Isidoro Suka

A câmara vai estimular maior divulgação de produtos nacionais de ambos os países, através de feiras e fóruns de negócio.

A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Moçambique (CCIAM) deve ser um espaço abrangente e inclusivo na promoção das empresas já existentes, e atractivo no nascimento de empresas de jovens dos dois países. Este desejo foi manifestado ontem, em Luanda, pela embaixadora daquele país em Angola, Osvalda Joana, no lançamento da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Moçambique (CCIAM).

“Deve ser atractivo para o nascimento de novas empresas de jovens e empresas geridas por mulheres, garantindo que todos tenham oportunidade de desenvolvimento equitativo como forma de garantir justiça económica e crescimento equilibrado”, defendeu.

Esta câmara de comércio e indústria, perspectivou, será uma plataforma para dinamização e reforço ao empresariado dos dois países.

“Com ela se vai garantir o sucesso facilitado aos mercados, estimulando a partilha de tecnologias e matérias-primas, melhorando o ambiente global do comércio”, afirmou.

Segundo Osvalda Joana, a CCIAM vai permitir uma maior divulgação de produtos nacionais dos dois países, através CCIAM vai permitir uma maior divulgação de produtos nacionais de ambos os países, através da realização de feiras, fóruns de negócio e investimentos, entre outros.

A cooperação comercial bilateral entre os dois países para gerar mais intercâmbio entre os empresários é ainda tímida. Uma das áreas identificadas no passado para a dinamização das trocas comerciais é a exportação do açúcar moçambicano para Angola. Mas, no entanto, os dois países detêm potencialidades agrícolas, que podem estimular a produção nacional de ambos e dinamizar a indústria.