3
1
PATROCINADO

Canadense Pratt & Whitney investe em fábrica de peças de motores de aeronaves em Marrocos

Victória Maviluka
28/5/2024
1
2
Foto:
DR

Unidade fabril será construída numa área de 12 mil m2, em Casablanca, e deve começar a operar já no próximo ano, gerando, até 2030, cerca de 200 postos de trabalho.

A Pratt & Whitney, uma companhia de direito canadense com ligações aos Estados Unidos, lançou, recentemente, o seu plano de construção de uma fábrica de peças para motores de aeronaves em Casablanca, capital de Marrocos.

A unidade fabril será construída numa área de 12 mil m2 e deve começar a operar já no próximo ano, gerando, até 2030, cerca de 200 postos de trabalho, refere a imprensa marroquina, sem avançar os valores do investimento.

Quando concluída, a fábrica estará vocacionada para produzir peças usinadas estáticas e estruturais de precisão para motores de aeronaves da empresa, incluindo o motor PT6, da linha da Pratt & Whitney.

A escolha por Marrocos para acolher este investimento surge, segundo a imprensa local, após cuidadosa análise comparativa global, que identificou a presença em Casablanca de um número crescente de empresas aeroespaciais, incluindo a Collins Aerospace, a subsidiária da RTX. 

“Desde que anunciou este investimento significativo, há menos de um ano, a Pratt & Whitney Marrocos fez um rápido progresso ao contratar um grupo inicial de funcionários locais e trabalhar em estreita colaboração com escolas, agências e a comunidade empresarial locais para atingir o nosso objectivo de estar totalmente operacional no próximo ano”, declarou Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney.

Até ao momento, a Pratt & Whitney, através da sua sucursal em Marrocos, começou a contratar funcionários com o apoio do Instituto das Profissões Aeronáuticas (IMA). 

A empresa concluiu já a instalação de 80% das principais máquinas no estabelecimento temporário para apoiar as actividades de desenvolvimento em Midparc, uma importante zona industrial aeronáutica, localizada na capital marroquina.

“A fábrica será construída de acordo com princípios operacionais de melhoria contínua para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e reduzir a complexidade e os custos. A empresa também integrará práticas ambientais avançadas, um valor fundamental”, explicou Della Posta.

Uma vez operacional, sublinha a empresa, a unidade fabril complementará as actuais instalações de fabricação e cadeia de fornecimento da Pratt & Whitney Canada e ajudará a fornecer peças para atender à demanda de clientes em todo o mundo.