3
1

Cerca de 22% da população pratica actividade física sem condições

Em Angola, cerca de 22% da população com mais de cinco anos de idade, pratica alguma actividade física, desportiva ou recreativa, porém, sem condições recomendadas de infra-estruturas.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

A observação consta das informações do Inquérito Sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREAIA 2010-2019), compiladas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgado esta semana pela instituição afecta ao Ministério da Economia e Planeamento.

No estudo salienta-se, neste sentido, que a província de Malanje, com 50%, é a que tem mais praticantes de actividade física, desportiva ou recreativa.

Segundo a instituição responsável pela compilação de informações estatísticas do país, as províncias do Uíge (31%), Luanda (30%), ocupam os lugares cimeiros depois de Malanje, enquanto que a província do Cunene com apenas 8% é mencionada como a que menos praticante apresenta.

A percentagem de homens que pratica alguma actividade física, desportiva ou recreativa é quase cinco vezes mais que as mulheres, ou seja, 37,3% contra 7,5%. Entre os praticantes, 71%, o faz por divertimento, 19% para melhorar a saúde e a condição física e apenas 2% para fins competitivos.

O inquérito refere ainda que em termos de condições para a prática, a maioria da população, inquirida 80%, declarou não existir condições de infra-estrururas.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado