3
1
PATROCINADO

China anuncia medidas para atacar crise no sector imobiliário

Victória Maviluka
17/5/2024
1
2
Foto:
DR

Mercado da habitação do ‘gigante’ asiático está em declínio há vários anos, após Pequim ter adoptado medidas contra o endividamento excessivo das construtoras.

O Governo chinês anunciou, esta sexta-feira, 17, que vai implementar um conjunto de medidas para revigorar no sector imobiliário, depois de os últimos dados terem revelado que os preços da habitação no país caíram quase 10% desde o início do ano.

Constam dentre as medidas para contrapor a crise a redução da entrada para hipotecas e o limite mínimo das taxas de juro para a primeira e segunda habitação.

O mercado da habitação na China está em declínio há vários anos, após Pequim ter adoptado medidas contra o endividamento excessivo das construtoras, arrastando consigo um vasto leque de outros sectores, como o mobiliário e electrodomésticos.

He Lifeng, vice-primeiro-ministro chinês, disse, citado pela agência Lusa, que as autoridades vão implementar políticas adequadas a cada cidade e "travar a dura batalha de lidar com o risco de habitação inacabada".

"Vamos avançar solidamente com tarefas-chave como a garantia de entrega de habitação e a absorção da habitação comercial existente", referiu He Lifeng, segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, durante uma teleconferência de alto nível sobre políticas imobiliárias.