3
1
PATROCINADO

China emite pela primeira vez obrigações de tesouro para estimular economia

Victória Maviluka
13/5/2024
1
2
Foto:
DR

Governo chinês previu, em Março, a emissão de obrigações de "ultra - longo prazo" para responder a necessidades financeiras de projectos importantes no sector de construção.

A economia chinesa, que se depara com uma crise no sector imobiliário, carece de estímulo e, como resposta, o Governo de Xi Jinping decidiu, pela primeira vez, emitir obrigações de tesouro a 20, 30 e 50 anos.

Os primeiros lotes das obrigações a 20, 30 e 50 anos vão entrar no mercado a 24 de Maio, 17 de Maio e 14 de Junho deste ano, respectivamente, informou, em comunicado, o Ministério das Finanças chinês.

Segundo fontes citadas pela agência Bloomberg, o país asiático vai emitir obrigações a 20 anos no valor de 300 mil milhões de yuan (cerca de 41,5 mil milhões de dólares), a 30 anos no valor de 600 mil milhões de yuan (646,8 mil milhões USD) e a 50 anos no valor de 100 mil milhões de yuan (107,8 mil milhões).

Durante a sessão anual do órgão legislativo da China, em Março passado, o Governo previu, no relatório de trabalho, a emissão de obrigações de "ultra - longo prazo" como parte de um plano para "responder às necessidades financeiras de projectos importantes no processo de construção nacional".

As obrigações centrar-se-iam no "apoio à implementação da estratégia nacional e ao desenvolvimento das capacidades de segurança em áreas-chave", lê-se no relatório, citado pela Lusa.