1

China pede ao Brasil respeito aos acordos

O Presidente chinês, Xi Jinping apelou, em carta enviada de Pequim para o homologo brasileiro, Jair Bolsonaro, o respeito pelos "interesses fundamentais" dos dois países.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

Segundo o Jornal de Angola que cita a agência de notícias Xinhua, o Chefe de Estado chinês afirmou que, como dois grandes países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes, a China e o Brasil têm "a responsabilidade" de melhorar as suas economias, preservar a paz mundial e promover o desenvolvimento.

Na sequência, Xi Jinping enalteceu ainda as afirmações de Bolsonaro, após vencer as eleições, nas quais assegurou que o Brasil está comprometido em manter os laços com a China, independentemente das diferenças ideológicas. A relação bilateral tem "grandes perspectivas", destacou na carta.

A carta do Presidente chinês foi entregue a Bolsonaro por Ji Bingxuan, vice-presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China, à margem da tomada de posse do novoPresidente brasileiro, na quarta-feira, de acordo com a Xinhua.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e o principal investidor externo no país sul-americano, tendo comprado, nos últimos anos, activos estratégicos nos sectores da energia ou mineração.

Durante a campanha eleitoral, no entanto, Bolsonaro lançou ataques ao investimento oriundo do país asiático. "A China não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil", afirmou, advertindo: "Você vai deixar o Brasil na mão do chinês".

7