3
1

CMC prepara empresas para o mercado de ações

A Comissão de Mercado de Capitais (CMC) leva a cabo desde ontem (7/09), um workshop denominado “As empresas e o mercado de capitais”, a fim de capacitar os empresários sobre o mercado de ações.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Dentre as várias questões, Juceline Paquete explicou que o montante mínimo aceite para cotação em bolsa são 500 milhões de kwanzas, bem como a necessidade de a entidade ter no mínimo três anos de actividade e contas auditadas.

Sobre o volume de ações a serem negociados em bolsa, a facilitadora referiu que 5% é o valor mínimo de ações que uma entidade pode vir a colocar a disposição dos investidores, sendo que devido os custos, pode sempre ser melhor, negociar mais que 5%, referiu.

O encontro que foi essencialmente formativo, contou igualmente com o Dr. Pedro Pitta Groz como facilitador, sendo que na sua apresentação fez uma abordagem sobre o mercado financeiro, abrindo assim os horizontes daqueles que poderão vir a ser player’s na Bolsa de valores.

No discurso de abertura do evento, o Governador do BNA, Massano Júnior, falou sobre o caminho ainda longo a ser percorrido pelo sector financeiro em geral, mas enalteceu o que já foi feito até a data, sendo que "acções do género são parte importante do caminho", finalizou.

A CMC tem sob égide 109 entidades, dentre as quais uma entidade certificadora e nove auditores externos.

Referir que a referida acção formativa começou termina no dia 9. Sendo que o segundo dia fica dedicado as PME.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado