3
1
PATROCINADO

Comissão eleitoral prepara eleições gerais na Líbia

Redacção_E&M
30/11/2020
1
2
Foto:
DR

A Comissão Nacional Eleitoral Líbia anunciou, ontem, domingo, 29, ter iniciado os preparativos para as eleições gerais de Dezembro de 2021, definidas no quadro do Fórum do Diálogo Político.

O director-geral da Comissão, Yahya al-Jadid, reuniu-se com os chefes das direcções eleitorais da Comissão a nível provincial com quem abordou eventuais obstáculos e desafios do processo eleitoral e as formas de os ultrapassar, segundo publicação da agência de notícias Efe.

Numa declaração, a Comissão Eleitoral afirma que al-Jadid realizou a reunião com a participação de mais de 20 pessoas através da tecnologia Zoom, onde destacou-se "a importância da comunicação entre a direcção-geral e os seus gabinetes provinciais, à luz da evolução do processo político e das tarefas que a comissão tem pela frente e que requerem esforços concertados, elevando o nível de preparação e discutindo necessidades e obstáculos potenciais”.

Segundo o Jornal de Angola, os participantes passaram em revista o plano de necessidades na área dos quadros funcionais e do equipamento de escritório, bem como os obstáculos relacionados com o aspecto administrativo e a prontidão da sede, de acordo com o comunicado. A Comissão Nacional Eleitoral líbia tem uma direcção com 24 gabinetes provinciais cuja missão é conduzir o processo eleitoral nos seus respectivos círculos eleitorais.

Os participantes no Fórum do Diálogo Político Líbio, realizado de 15 de Novembro corrente, em Túnis, sob a égide da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia, acordaram num roteiro que determina uma fase de transição e fixaram a data de 24 de Dezembro de 2021, para a realização de eleições presidenciais e legislativas.

Entretanto, avança o diário nacional, apesar do cessar-fogo actualmente em vigor no país, uma criança morreu, sábado, na explosão de uma mina em Wadi al- Rabi, no Sul de Trípoli, anunciou uma fonte militar citada pela Efe.

De acordo com o Jornal de Angola, que cita uma fonte dependente do Governo líbio de União Nacional, incidente ilustra a persistência do perigo de minas na periferia da cidade capital líbia, apesar do cessar-fogo actualmente em vigor em todo o país.

Segundo o Centro de Imprensa da Operação Militar " Vulcão da Raiva”, dependente do Governo de União Nacional, trata-se de uma criança de 10 anos de idade, vítima da explosão de uma mina colocada por um gangue criminoso, na província de Wadi al-Rabi, antes da retirada de milícias terroristas de Khalifa Haftar, auto-proclamado comandante do Exército Nacional Líbio.

As minas continuam a constituir uma ameaça contra a população local nestas zonas, que foi até recentemente palco de violentos confrontos entre as forças de Haftar e as do Exército do Governo de União Nacional.