3
1
PATROCINADO

Comité de Política Monetária da Nigéria aumenta taxa de juro em 150 pontos base para controlar inflação galopante

Sebastião Garricha
22/5/2024
1
2
Foto:
DR

Isto marca a terceira subida das taxas este ano, após aumentos de 200 pontos base em Março e de 400 pontos base em Fevereiro. A próxima reunião do MPC do banco será realizada em Julho.

O Comité de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do Banco Central da Nigéria (CBN, na sigla em inglês) aumentou a taxa de juro de referência em 150 pontos base, de 24,75% para 26,25%, em resposta à escalada das pressões inflacionistas.

O anúncio foi avançado pelo governador do CBN,  Olayemi Cardoso, após reunião do Comitê de Política Monetária (MPC), realizada na segunda e terça-feira, 20 e 21 de Maio, respectivamente.

À imprensa local, Olayemi Cardoso afirmou que o MPC do banco foi confrontado com a escolha de aumentar ou manter as taxas enquanto monitorizava os efeitos de aumentos anteriores. Pelo que, optou por aumentar as taxas em favor da promoção da estabilidade de preços.

O governador do CBN revelou que a comissão votou, também, pela manutenção do Rácio de Reserva de Caixa (CRR, na sigla em inglês) em 45% para os bancos comerciais e pelo ajuste do CRR dos bancos comerciais de 10% para 14%.

Analistas da BI tinham antecipado, em grande parte, outro aumento das taxas devido ao aumento persistente da inflação e à considerável volatilidade da naira, cuja depreciação superior a 27% durante o último mês “estão a exacerbar as pressões inflacionistas”.

Por exemplo, em abril, a inflação atingiu o máximo histórico em 28 anos, de 33,69% em termos anuais, representando, também, a 16ª subida consecutiva.

Isto marca a terceira subida das taxas este ano, após aumentos de 200 pontos base em Março e de 400 pontos base em Fevereiro. O MPC do banco deverá reunir-se para a sua próxima reunião de fixação de taxas em Julho.