3
1
PATROCINADO

Côte d’Ivoire junta-se ao capital do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento

Victória Maviluka
19/4/2024
1
2
Foto:
DR

Governo ivoirense pretende tomar “disposições adequadas” para permitir que o país beneficie de financiamento reservado para projectos estruturantes nos Estados-membros do BERD.

A Côte d’Ivoire anunciou que vai aderir à estrutura accionista do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), avançou o porta-voz do Governo, Amadou Coulibaly, citado pelo portal Le360.

“O Conselho [de Ministros] deu o seu parecer favorável à adesão do nosso país ao tratado que cria o BERD”, informou Coulibaly, à saída de uma reunião do Governo em Abidjan, na capital do país.

A adesão da Côte d’Ivoire à instituição financeira surge na sequência de uma decisão tomada em Samarcanda (Uzbequistão) em 2023 pelo Conselho de Governadores do BERD de expandir as suas operações na África Subsariana.

“Quatro países foram seleccionados, incluindo a Côte d’Ivoire, para entrar no capital do BERD”, acrescentou Amadou Coulibaly.

O Governo ivoirense pretende tomar “disposições adequadas” para permitir que o país beneficie de financiamento reservado para projectos estruturantes nos Estados-membros da organização.

Fundado em 1991 e com sede em Londres, o BERD tem, entre outros objectivos, facilitar a transição dos países-membros para economias de mercado mais verdes, mais inclusivas, mais resilientes e competitivas.

Os accionistas do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento incluem 65 países, bem como a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento.