3
1

Desafios de transição mineira analisados no fórum de negócios

Redacção_E&M
10/5/2023
1
2
Foto:
DR

A Mining eventos realiza nos dias 30 e 31 de Maio deste ano, em Luanda, a 2º edição do fórum "O negócio mineiro" sob o tema desafios de transição mineira.

No evento, as autoridades, sectores associações e empresas vão reflectir sobre as possibilidades que identificam na transição mineira, bem como através de exposição de serviços e produtos, apresentam as suas perspectivas e suporte ao sector mineiro.

O continente africano em geral e a República de Angola em particular devem transformar a carteira de exploração mineira para aproveitar as oportunidades de negócios que emergem da transição energética, trazendo à colecção do sector privado neste esforço público em curso.

Trabalhos de prospecção e procura dirigida aos minerais críticos, segundo uma nota, poderão fazer de Angola um importante espaço de exploração dos mesmos, a médio e longo prazo, sobretudo depois de o Governo ter informado que foram identificados um total de 44 ocorrências mineralógicas onde se podem encontrar os 6 (seis) minerais mais importantes para a transição energética.

“No processo de descarbonização mundial, a atenção está voltada para a África, até porque, no continente, a população está em rápido crescimento”, lê-se na nota.

Ainda segundo a nota, espera-se que até 2040 a procura pela energia no continente aumente em 60%, muito mais do que em qualquer outra parte do mundo, isso determina a necessidade de superar uma série de barreiras sociais e de infra-estruturas.