1

Desenvolvimento refém de conflitos permanentes

Com uma área de 2,3 milhões de quilómetros quadrados, a República Democrática do Congo (RDC) é um dos países de maior extensão, com 77 milhões de habitantes, onde cerca de 40% destes vive na cidade.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

A República Democrática do Congo vive mergulhada em conflitos políticos, étnicos e regionais há décadas, num verdadeiro imbróglio agravado pelo actual impasse entre o presidente Kabila e as forças da oposição, quando faltam pouco mais de quatro meses para as eleições de Dezembro.

Segundo o Banco Mundial, dispõe de mais de 80 milhões de hectares de terras aráveis e mais de 1.100 tipos de minérios e pedras preciosas, além de um enorme potencial para tornar-se um dos países mais ricos do continente, mas só se conseguir ultrapassar a crónica instabilidade política e o caos latente.

Ainda não recuperada dos intrincados conflitos que se desencadearam nos anos noventa do século XX, a RDC, com Joseph Kabila no poder desde 2001, não conheceu nenhum período de estabilidade completa.

As eleições inicialmente planeadas para 27 de Novembro de 2016 foram sucessivamente adiadas por um rosário de episódios rocambolescos protagonizados pela liderança actual, que tem bloqueado a consecução de um clima pacífico almejado para as eleições previstas para Dezembro de 2018.

Leia mais na edição de Agosto de 2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7