3
1
PATROCINADO

Deutsche Bank perde mais de 9%

Redacção
24/3/2023
1
2
Foto:
DR

O Deutsche Bank perdeu mais de 9%, depois do custo dos "credit default swaps" (CDS), ontem, quinta-feira, 24, ter atingido o pico, influenciado pela estabilidade da banca europeia.

De igual modo, conforme noticiou hoje o Jornal de Negócios (JN), o UBS (-5%) e o Credit Suisse (-5,34%) também desvalorizam depois de os bancos terem informado que estavam entre as instituições sob escrutínio por parte do departamento de justiça dos Estados Unidos sobre se terão ajudado oligarcas russo a fugir às sanções.

Segundo o jornal português, entre os principais índices da Europa Ocidental, o alemão Dax cede 1,21%, o francês CAC-40 desvaloriza 1,51%, o italiano FTSEMIB recua 1,45%, o britânico FTSE 100 perde 1,25% e o espanhol IBEX 35 cai 1,39%. Em Amesterdão, o AEX regista um decréscimo de 1,23%.

No mesmo sentido, os principais índices europeus estão também a recuar pelo segundo dia consecutivo, reduzindo assim os ganhos semanais, com o sentimento dos investidores a permanecer frágil, numa semana marcada por várias decisões de política monetária, bem como turbulência no sector bancário.

O índice de referência da região, Stoxx 600, perde 0,94% para 442,04 pontos, com o setor da banca e petróleo e gás a registarem as maiores quedas, superiores a 2%. Ao mesmo tempo, setores como indústria, automóvel, mineiro, químicos, "utilities" (água, luz, gás), viagens e serviços financeiros desvalorizam mais de 1%.