3
1
PATROCINADO

Egipto recupera estátua de Ramsés II

Sebastião Garricha
23/4/2024
1
2
Foto:
DR

Trata-se da figura do terceiro faraó da décima nona dinastia do Antigo Egito, ‘saqueado’ do templo de Ramsés II em Abidos, no centro daquele país norte-africano.

O Egipto conseguiu recuperar, recentemente, a estátua de Ramsés II, um antigo faraó daquele país norte-africano, com 3.400 anos, que há algumas décadas foi alegadamente roubada pela Suíça.

De acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egipto, o governo suíço decidiu devolver um fragmento da estátua à embaixada egípcia em Berna, em 2023, feito em conformidade com a Convenção da UNESCO de 1970 sobre os Meios de Proibir e Prevenir a Importação, Exportação Ilícita e Transferência de Propriedade de Bens Culturais, além de um acordo bilateral entre os dois países.

“O Ministério do Turismo e Antiguidades recebeu a cabeça de uma estátua do Rei Ramsés II, que havia sido recebida pela embaixada egípcia na capital suíça, Berna”, diz um comunicado do Ministério egípcio do Turismo e Antiguidades

Citado pelo Sputnik, o ministério observou, também, que a antiguidade está actualmente sob cuidados egípcios, no Museu Egípcio do Cairo, enquanto a restauração do artefato está em andamento. 

O antigo artefato foi encontrado por autoridades egípcias em 2013, quando estava à venda em Londres, com previsão de seguir para outras nações.

O chefe da agência egípcia responsável pela repatriação de antiguidades, Shaaban Abdel Gawad, afirmou que a estátua foi provavelmente tirada no final dos anos 1980 ou início dos anos 1990. 

Ramsés II foi o terceiro faraó da décima nona dinastia do Antigo Egito. Ele subiu ao trono aos 25 anos e teria reinado de 1279-1213 aC.