3
1
PATROCINADO

EMIS sensibiliza mais de 400 mil utilizadores de canais digitais de pagamento

Cláudio Gomes
7/5/2024
1
2
Foto:
DR

A primeira fase do projecto Cidadão Digital, implementado em Setembro de 2022, em Luanda, ajudou a prevenir fraudes através de campanhas de sensibilização sobre utilização segura dos canais digitais.

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) sensibilizou, de Setembro de 2022 a Abril de 2024, através do Projecto Cidadão Digital, mais de 410 mil pessoas nas províncias de Luanda e Benguela sobre formas de evitar burlas e fraudes perpetradas por intermédio dos canais digitais de pagamentos.

A iniciativa, que é parte de um programa de responsabilidade social da empresa gestora da rede multicaixa, sensibilizou, na primeira fase (em Setembro de 2022), mais de 200 mil cidadãos só na província de Luanda.

Com efeito, já na segunda fase do projecto, a EMIS espera sensibilizar cerca de 270 mil pessoas em Luanda e Benguela, sendo 210 mil em Luanda e 60 mil em Benguela.

Sobre o assunto, o coordenador do projecto Projecto Cidadão Digital, Manuel Augusto, garantiu que a iniciativa será estendida para as demais províncias dentro em breve, sem, no entanto, revelar uma data concreta.

“Vamos estender o projecto para as demais províncias do país, mas não está ainda definida quais serão as próximas províncias”, explicou, hoje, terça-feira, 7, à Economia & Mercado,  adiantando que as províncias de Luanda e Benguela foram selecionadas tendo como base factores demográficos como a densidade populacional.

“Começamos em Luanda por ser a capital do país, por concentrar o maior número de pessoas, razão pela qual, conseguimos sensibilizar na primeira fase mais 200 mil pessoas, e  achamos fundamental estender o projecto à província de Benguela”, afirmou. 

De acordo com comunicado da EMIS, as acções de sensibilização incluíram 1.376 apresentações com recurso a dispositivos audiovisuais que permitiram alcançar cerca de 112 mil pessoas, bem como junto dos estabelecimentos comerciais e na via pública por contacto directo, tendo sido possível alcançar cerca de 289 mil pessoas.

A EMIS é a empresa que gere a Rede Multicaixa e a Câmara de Compensação Automatizada de Angola (CCAA), compreendendo o Sistema de Gestão de Cartões de pagamento (Multicaixa), o Sistema de Transferências a Crédito (STC), o Sistema de Compensação de Cheques (SCC) o Sistema de Débitos Directos (SDD) e o Sistema de Transferências Instantâneas (STI).