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Escassez de técnicos qualificados é o principal desafio na gestão das marcas

Mariano Quissola
23/12/2022
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Foto:
ISTOCKPHOTO

A 2.ª edição do Festival de Publicidade, realizada de 20 a 22 de Outubro, trouxe duas inovações: o ‘Festitalks’, um novo formato de debates e 10 novas categorias.

A falta de quadros qualificados na área de marketing, comunicação e publicidade constitui o principal desafio na gestão das marcas. A constatação é de Bruno Magalhães, director da Festipub – Prestação de Serviços Lda., em declarações à Economia & Mercado.

O gestor considera a “existência residual de escolas, institutos ou centros de formação nas áreas de especialidade” factor da existência de pouca mão-de-obra especializada do sector, acrescida à falta de regulamentação da lei. “Existe ainda o desafio da regulamentação do sector e do cumprimento efectivo das penalidades previstas na Lei Geral da Publicidade”, lamenta Bruno Magalhães.

Designado ‘Festipub 2022’, a 2.ª edição do festival de publicidade traz duas inovações, nomeadamente 10 novas categorias e o ‘Festitalk’, um novo formato de debates sobre temas candentes do sector, em substituição do modelo Masterclasses usado na edição anterior.

“O ano passado tivemos as Masterclasses, que, embora tenham corrido muito bem, achámos que o formato não se adequava ao nome. Mantemos o formato – conversas sobre temas estruturantes do sector, com interlocutores de referência na comunicação e publicidade nacional, mas demos-lhe um novo nome: Festitalks. Porque são isso mesmo... conversas”, explica Bruno Magalhães.

Imprensa do Ano, Rádio do Ano, Televisão do Ano, Portal de Notícias do Ano, Portal de Entretenimento do Ano, Empresa de Media Exterior do Ano, Plataforma Digital do Ano, Sponsor do Ano, Marketing de Influência e Outdoor Formato Especial são as 10 novas categorias concorrentes, para um total. Sem entrar em pormenores sobre as marcas líderes do mercado e o nível de facturação do sector, Bruno Magalhães disse existir uma cultura publicitária em amadurecimento, havendo muito potencial para explorar, mas manifesta-se preocupado com o facto de o investimento publicitário estar “muito centralizado em determinados sectores como telecomunicações, banca e seguros”.

Leia o artigo completo na edição de Novembro, já disponível no aplicativo E&M para Android e em login (appeconomiaemercado.com).

Lack of qualified technicians is the main challenge in brand management

The advertising festival’s 2nd edition, which took place between October 20-22, brought two innovations: The ‘Festitalks', which is a new debate format, and 10 new award categories.

“The lack of qualified staff in marketing, communication and advertising is the main challenge in brand management,” explained Bruno Magalhães, Festipub’s Director, in statements made to Economia & Mercado

Magalhães considers the “lack of schools, institutes or training centers in this specific area of expertise” as a factor in how little specialized labor there is in this sector, as well as the absence to legal regulatory framework. “Unfortunately, there is still the challenge of regulating the sector and effectively complying with the penalties provided for in the General Advertising Law,” Bruno Magalhães says with regret.

Called ‘Festipub 2022’, the advertising festival’s 2nd edition brings two innovations: 10 new award categories and ‘Festitalk’, a new debate format centered on hot topics in the sector, replacing the Masterclass model used in the previous edition.

“Last year we had the Masterclasses. Although they went very well, we felt that the format did not suit the name. We kept the format – conversations on structuring topics in the sector, featuring locally influential speakers on the topics of communication and advertising – but we gave it a new name: Festitalks. Because that's what they are: conversations,” explains Bruno Magalhães.

Press Publication of the Year, Radio of the Year, Television of the Year, News Website of the Year, Entertainment Website of the Year, Outdoor Media Company of the Year, Digital Platform of the Year, Sponsor of the Year, Influencer Marketing and Special Outdoor Format are the 10 new awards categories. Without going into details about the market's leading brands and the sector's turnover, Bruno Magalhães said that there is a maturing advertising culture, with a lot of potential yet to be explored. However, he is concerned that advertising investment is “very centralized in certain sectors such as telecommunications, banking and insurance.”

Read the full article in the November issue, now available on the E&M app for Android and at login (appeconomiaemercado.com).