3
1

Especialistas capacitam produtores de audiovisuais

Os actores da indústria cinematográfica e televisiva nacional participam, em Luanda, durante os dias 11 e 12 deste mês, de sessões de formação sobre produção cinematográfica e televisiva.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

As aulas estão a ser ministradas por conceituados especialistas estrangeiros como a directora de produção da FOX Portugal, Liliana Duarte, além de uma aula especial sobre Nollywood, que a será ministrada pelo especialista nigeriano em cinema e televisão e director da Academia da MTF Academy West Africa, Femi Odugbemi.

Segundo uma nota de imprensa chegada à redacção da E&M, as masterclasses interactivas fazem parte de uma iniciativa que pretende qualificar os criativos da indústria cinematográfica a nível do continente africano de modo a produzirem histórias africanas com melhor qualidade.

Para o director geral da MultiChoice Angola, Eduardo Continentino, a iniciativa reafirma o compromisso da empresa em apoiar o sector de audiovisuais e a promover a sustentabilidade na indústria.

“Estamos entusiasmados com o lançamento deste próximo ponto de contacto da MTF, que cria valor partilhado em toda a empresa por meio de programação de qualidade para os nossos clientes que enriquece a vidas”, disse.

As acções de formação decorrem no anfiteatro do Centro de Produção da TPA, no Camama, nos dias acima referenciados, pelas 9 horas e reflete a iniciativa da MultiChoice África no âmbito do projecto MultiChoice Talent Factory (MTF), que conta com a presença de dois formando angolanos (Leandro Lima e Emanuel Gonçalves), vencedores do último concurso de produtores de audiovisuais em 2018.

Neste sentido, as masterclasses MTF-Angola são aulas destinadas aos profissionais do sector da indústria cinematográfica e de televisão com objectivo de desenvolverem as competências técnicas e criativas estabelecidas na cinematografia, no áudio e na narração de histórias, com vista a melhorar a qualidade das produções.

A nota informa que entre os conceituados formadores da indústria, a ministrarem nos outros países a par deAngola, estão o director e produtor sul-africano Bobby Heaney, o consultor de som da Dolby India, Vikram Joglekar, a contadora de histórias pan-africana e consultora criativa Allison Triegaardt, o produtor de cinema queniano Appie Matere e o director de fotografia, do premiado filme sul-africano Ayanda, Jonathan Kovel.  

As masterclasses da MTF acontecem em vários países da região entre 17 de Janeiro e 20 de Fevereiro de 2019 nos seguintes países: Quénia, Zâmbia, Nigéria, Ghana, Uganda, Tanzânia, Malawi, Zimbabwe, Botswana, Namíbia, Angola, Moçambique e Etiópia. Conta com o apoio da Dolby e da FOX Portugal.

7