3
1
PATROCINADO

Estado moçambicano encaixa cerca de 98,7 milhões USD nos lucros de projecto hidroeléctrico

Victória Maviluka
9/5/2024
1
2
Foto:
DR

Hidroeléctrica de Cahora Bassa encerrou 2023 com um aumento de 12,36% na produção de energia eléctrica, comparativamente ao ano anterior.

O Estado moçambicano vai encaixar 6,3 mil milhões de meticais (cerca de 98,7 milhões de dólares) correspondentes aos seus dividendos nos lucros da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), da qual é accionista maioritário.

Em 2023, o projecto hidroeléctrico registou lucros de 13 mil milhões de meticais (cerca de 203,7 milhões USD) e, em assembleia geral, a HCB decidiu distribuir 55% da quantia aos seus accionistas, 35% para reservas de investimento e 10% para resultados transitados.  

“A HCB irá pagar em dividendos cerca de 6,3 mil milhões de meticais ao Estado moçambicano, accionista maioritário, e cerca de 297 milhões de meticais aos individuais, empresas e instituições nacionais que passaram a fazer parte da estrutura accionista (...)”, refere o comunicado da HCB, divulgado pela imprensa local.

A nota acrescenta que o pagamento de dividendos ao Estado “irá contribuir” para a implementação de planos de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique.

A HCB avança, também, que os dividendos serão pagos a 23 de Maio corrente.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa encerrou 2023 com um aumento de 12,36% na produção de energia eléctrica, comparativamente ao ano anterior.