3
1
PATROCINADO

Executivo promete facilitar crédito ao sector privado

Fernando Baxi
20/10/2023
1
2
Foto:
DR

O Executivo promete, no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023/2027), introduzir opções de financiamento que se adequem às necessidades e perfil das empresas.

A intenção governamental visa pôr termo ao acesso limitado de financiamento por ser “um dos maiores impedimentos para o crescimento do sector privado em Angola, especialmente para micro, pequenas e médias empresas”.

O Executivo, representado pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), almeja facilitar o acesso ao crédito, pois concluiu que o gap impacta no desenvolvimento económico do País, devido ao papel do sector privado, no que tange à criação de emprego e riqueza.    

“Desenvolveremos soluções de financiamento específicas para os participantes que mais necessitam, como start-ups, pequenas e médias empresas e os sectores económicos estratégicos para o futuro desenvolvimento do país”, promessa que também inclui o agro-negócio.

No documento, o principal órgão da administração pública reconheceu que a banca comercial tem concedido pouco crédito ao sector privado, isto é (aproximadamente) 10% do PIB não petrolífero. A média dois países da África Subsariana, segundo ainda o PDN 2023/2027, é de 38%.  

“Iremos desenvolver o papel da banca no financiamento do empresariado nacional, com especial atenção a empresas que operam no sector produtivo (como o agro-negócio), através do fortalecimento do processo de promoção e avaliação de crédito dos bancos”, garantiu.

O Executivo também prometeu, no quinquénio 2023 - 2027, promover os instrumentos de crédito disponíveis ao empresariado, desburocratizar e melhorar os processos para obtenção de financiamento, bem como desenvolver estratégias de mitigação do risco bancário.