3
1

Fazenda Girassol inaugura fábrica para embalar produtos

Uma unidade embaladora com capacidade de empacotar 60 toneladas de produtos por dia entrou em funcionamento, recentemente, na Fazenda Girassol, instalada no Nzeto, província do Zaire.

1
2
Fotografia
:
DR

Para o presente ano agrícola, anunciou o sócio-gerente da Fazenda Girassol, João Amaral, foram cultivados na 238 hectares terra, sendo 140 para banana e 98 de mamão, contando com uma força de trabalho de mil e 237 trabalhadores, dos quais 27 estrangeiros.

Com a inauguração da unidade fabril, salientou o responsável, a Fazenda Girassol está em condições de começar a exportar bananae mamão para a Europa, com realce para o Portugal e França, a partir de Agosto deste ano.

Por seu turno, o governador provincial do Zaire, Pedro Júlia, admitiu, na ocasião, que a Fazenda Girassol vai contribuir para o relançamento da actividade agrícola na região e na diversificação da economia nacional.

O dirigente político disse que o Governo Provincial do Zaire está sempre de "portas abertas" para receber os empresários interessados em investir na região, nos mais variados domínios.  

Situado na localidade do Loge Grande, o projecto, de iniciativa privada, começou a ser implementado em 2016, numa área de nove mil hectares, tendo em 2017 fornecer os primeiros produtos ao mercado nacional.

Para além da banana e do mamão, a Fazenda Girassol produz também, em grande escala, abacaxi, hortícolas, leguminosos, maracujá, citrinos, entre outros produtos.

O município do Nzeto, localizado a 230 quilómetros de Mbanza Kongo, conta com quatro fazendas agrícolas mecanizadas: Girassol, EMCICA, Geocampo e Agri-nzeto.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado