3
1
PATROCINADO

FMI avalia quarta revisão do Programa de Facilidade de Crédito para Moçambique

Sebastião Garricha
8/5/2024
1
2
Foto:
DR

Em Janeiro, o FMI aprovou a terceira revisão do programa de financiamento para Moçambique, garantindo o “desembolso imediato” de 60,7 milhões de dólares para apoio orçamental.

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) encontra-se em Moçambique,  onde pretende efectuar uma visita de duas semanas, no âmbito da avaliação da quarta revisão do programa de Facilidade de Crédito Alargado (ECF, na sigla em inglês).

Segundo notícia divulgada pela imprensa local, a missão manteve um encontro com alguns governantes, a destacar o ministro da Economia e Finanças (MEF), Max Tonela e o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.

Na ocasião, o dirigente do MEF referiu que o desafio actual tem sido calibrar as medidas fiscais e estruturais para manter o ritmo de consolidação fiscal, assegurar uma trajectória sustentável da massa salarial, melhorar os parâmetros de sustentabilidade da dívida pública e a capacidade de mobilização de recursos para atender às necessidades de financiamento da economia.

“Os progressos que temos alcançado ao longo desta jornada têm sido de extrema importância para o aprofundamento da estabilidade macroeconómica e a retoma de um crescimento sustentável da economia moçambicana. Saudamos igualmente a equipa do FMI e manifestamos o nosso apreço por todo o apoio e compromisso investidos em Moçambique”, lê-se.

Em Janeiro, o FMI aprovou a terceira revisão do programa de financiamento para Moçambique, garantindo o “desembolso imediato” de 60,7 milhões de dólares para apoio orçamental.

A informação do credor internacional foi divulgada através de uma nota. No documento, que se referia à conclusão da terceira avaliação à implementação do ECF, o FMI sublinhou que os desembolsos totais ao País de Filipe Nyusi "elevaram-se para 273 milhões de dólares”.

Conforme o organismo, o desempenho do programa tem sido satisfatório: “cinco dos oito indicadores de referência estruturais foram cumpridos no final de Dezembro de 2023, e três dos quatro critérios de desempenho quantitativos foram observados”.