3
1
PATROCINADO

Forças do Ruanda alargam raio de acção  militar em Cabo Delgado

Agostinho Rodrigues
9/2/2023
1
2
Foto:
DR

As Forças Armadas do Rwanda estenderam a acção para a zona sul da província de Cabo Delgado, alargando o apoio a Moçambique no combate ao terrorismo além da área dos projectos de gás.

Os projectos de gás, suspensos devido aos ataques, estão no distrito de Palma, na ponta nordeste da província, mas as forças ruandesas "têm em curso uma ofensiva  lançada desde 21 de Dezembro” no distrito de Ancuabe, a sul, anunciaram as forças ruandesas citadas pela agência Efe. Uma informação que osdirigentes moçambicanos receberam do   brigadeiro-general Frank Mutembe, comandante do grupo de combate designado.

O distrito, este, acolhe minas de grafite, recurso valorizado nos últimos anos devido à procura para fabrico de baterias para veículos eléctricos.

Enquanto isso, os bispos de países lusófonos manifestaram-se solidários com o povo de Cabo Delgado afectado pelo terrorismo, pedindo à comunidade internacional para que "não se esqueça desta guerra", referem os religiosos após reunião em Nampulam, norte de Moçambique.

Há cinco anos que a província de Cabo Delgado enfrenta uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico, o que  levou a uma resposta militar desde Julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).