1

Fotografia na era digital, um desafio à criatividade

Numa era de crescimento desenfreado da tecnologia, a procura por imagens originais, espontâneas e autênticas não pára de crescer, o que obrigou a uma evolução do mercado da fotografia.

1
2
Michel Pedro
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Michel Pedro

A popularização da fotografia digital atraiu o interesse de muitos para a profissão de fotógrafo. Para os profissionais, que reconhecem que hoje é muito fácil adquirir telemóveis ou mesmo câmaras fotográficas com uma certa qualidade, “nem todos apresentam as condições necessárias para se tornarem verdadeiros peritos”.

Segundo os entrevistados da Economia & Mercado (E&M), a era digital permite uma maior ousadia a quem decide fazer fotografia, numa decisão às vezes repentina, mas tomada sempre com paixão e independente do domínio técnico.Entretanto, estas fontes realçam também alguns avanços registados nos últimos anos, como o fim da preocupação com a quantidade de imagens capturadas e a redução de custos, com a eliminação de fitas magnéticas, ao mesmo tempo que elogiam o facto de hoje existirem várias bases de dados virtuais que permitem o armazenamento de trabalhos. 


Os fotógrafos Erickson Medeiros (Toty Samed),António Alexandre Diogo Romeu (Céus) e Albano Cardoso são unânimes em afirmar que as sociedades estão sujeitas a passar por desenvolvimentos tecnológicos ao longo dos tempos e que “é necessário adaptarem-se às novidades do mercado”.

Leia mais na edição de Setembro de2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7