3
1

Gestão orçamental e operacional, o segredo do sucesso na gestão pública

A informatização deu um salto de gigante nos últimos dois anos e as estimativas apontam para um crescimento nos próximos anos, prevendo-se uma transformação digital transversal a todos os setores.

1
2
Fotografia
:

O rigor, a transparência e a eficiência são valores fundamentais na gestão de instituições públicas, que podem ser facilmente alcançados com o apoio de uma plataforma de gestão empresarial.

Os princípios da gestão são fundamentos transversais a todas as empresas, independentemente do mercado onde operam, da sua dimensão, da área de negócio ou da sua natureza pública, privada ou sem fins lucrativos. As bases para uma gestão eficiente são as mesmas e as ferramentas para alcançar as metas traçadas também.

Para garantir uma gestão eficiente, todas as organizações - sejam elas públicas, privadas, ou do setor social- precisam de um sistema informático que ajude a organizar a informação operacional, administrativa, contabilística e financeira, e que simultaneamente disponibilize dados analíticos de apoio à gestão de topo, para que os decisores possam tomar as suas decisões com base em dados sólidos, fidedignos e atualizados diariamente.

Com a aceleração da transformação digital, provocada pela crise pandémica da COVID 19, todos nos adaptamos à utilização das novas tecnologias para comunicar com os nossos familiares e amigos, para aceder à informação de negócio e trabalhar à distância, longe do escritório, ou até para aceder a serviços, privados e públicos, que até então estavam disponíveis apenas presencialmente.

A informatização deu um salto de gigante nos últimos dois anos e as estimativas apontam para um grande crescimento nos próximos anos, prevendo-se uma transformação digital transversal a todos os setores de atividade, com um impacto muito significativo nos níveis de eficiência das organizações.

No setor público, essa transformação também tem de acontecer. Os cidadãos e as empresas exigem cada vez mais um serviço de qualidade, eficiente, transparente e rigoroso. Alcançar esse rigor, eficiência e transparência dos processos é muito simples com o apoio de uma plataforma de gestão orçamental, operacional e robusta.

Ao longo dos últimos 20 anos, a PRIMAVERA tem suportado a gestão de milhares de empresas de diversos setores de atividade e diferentes dimensões, através de uma plataforma robusta, que garante a eficiência operacional e um controlo financeiro rigoroso. Essa mesma plataforma constitui a base para levar eficiência, transparência e rigor na gestão orçamental dos organismos públicos.

Como desburocratizar os serviços públicos?

Em constante evolução no contexto atual e alinhado com as diversas medidas que têm vindo a ser adotadas em sede da reformulação dos atos e procedimentos de prestação de serviços públicos, a área Pública não está à margem da onda de transformação digital que atravessamos. Com uma pressão crescente sobre a necessidade de transparência dos processos, o setor procura um modelo de funcionamento que garanta a gestão integrada dos processos entre os diferentes atores, visando aumentar a eficiência processual, de forma a garantir aos cidadãos e às empresas o acesso a serviços mais eficazes, desconcentrados, descentralizados, desburocratizados, modernos e inovadores.

Para alcançar essa meta, o ponto de partida é simples: os gestores públicos têm de perceber que grande parte das tarefas executadas a nível da gestão orçamental e operacional podem ser simplificadas e otimizadas, com recurso a uma Plataforma de Gestão.

Com o auxílio da tecnologia certa, é possível criar fluxos rigorosos de processos que garantem transparência da informação, facilidade de controlo, rigor no reporting e rapidez de acesso a dados analíticos que comprovam a performance na gestão das verbas públicas. Os automatismos criados através das plataformas de gestão permitem também reduzir substancialmente as horas consumidas na execução das tarefas de teor operacional, permitindo um maior foco na análise de resultados e no alinhamento de estratégias e/ou políticas públicas que permitam otimizar continuamente os serviços públicos.

Ferramentas de apoio a uma gestão orçamental e operacional rigorosas

A gestão integrada de todos os processos é o ponto de partida para garantir o rigor na gestão orçamental e operacional dos organismos públicos. Só uma plataforma de gestão global permite essa integração de dados, ao tratar no mesmo sistema os dados relacionados com a gestão orçamental contabilística e de tesouraria, a gestão do pessoal, a gestão dos ativos e património, a gestão das compras, a gestão operacional do serviço prestado e o report ao Estado de acordo com as Normas de Contabilidade Pública.

As soluções de gestão da PRIMAVERA garantem essa gestão integrada dos organismos públicos, com a grande vantagem de permitirem integrar na plataforma de gestão central outros sistemas e aplicações, centralizando numa única plataforma toda a gestão e report da atividade das instituições públicas.

Graças a esta plataforma de gestão operacional e orçamental, os organismos públicos ficam capazes de entrar na era digital com toda a eficiência, acedendo a ferramentas que permitem uma evolução digital a vários níveis, nomeadamente:

  • Aplicação das melhores práticas transversais à área Pública e modelação da gestão orçamental por princípios de rigor e transparência dos processos, de acordo com as Normas de Contabilidade Pública;
  • Padronização, otimização e automação de processos, garantindo a modernização da gestão administrativa e financeira, a agilidade dos processos, o rigor na gestão orçamental e a eficiência no reporting financeiro, legal e fiscal;
  • A digitalização dos processos administrativos e financeiros inerentes à gestão do setor e cada subsetor;
  • A redução das tarefas administrativas atribuídas a cada colaborador que não acrescentam valor, permitindo-lhe concentrar-se na prestação de um serviço de elevada qualidade e excelência;
  • Fiabilidade, transparência e controlo da informação administrativa e financeira, otimizando a tomada de decisão;
  • A simplificação do reporting financeiro e de gestão, implementando boas práticas de gestão em articulação com os normativos legais e fiscais de reporting;
  • O apoio a tomada de decisões através do usufruto das plataformas inteligentes que disponibilizam dados analíticos indispensáveis à tomada de decisões;
  • Rentabilização do investimento público em tecnologias de informação;
  • Apoio na definição da estratégia de evolução digital do setor público

Além da experiência de mais de 20 anos a suportar a gestão de inúmeras empresas angolanas de referência, a equipa da PRIMAVERA Angola é constituída por consultores de negócio especializados, profundamente conhecedores dos processos de gestão dos organismos públicos e dotados das competências necessárias para apoiar os organismos públicos na definição e implementação das suas estratégias de transformação digital.

O know-how e experiência adquiridos ao longo dos anos em projetos de implementação e integração de sistemas de informação complexos, em diferentes setores de atividade, deram-nos os conhecimentos necessários para ajudar os organismos públicos a traçar a sua estratégia de transformação digital, em linha com as normas de Contabilidade Pública vigentes e com o desafio de aumentar a transparência, a eficiência e o rigor na gestão de instituições públicas.  

Uma metodologia exclusiva, que garante rigor e eficiência dos projetos de digitalização

Além da tecnologia fidedigna e robusta, e das competências técnicas da unidade de consultoria, a PRIMAVERA apresenta ainda uma metodologia de implementação exclusiva, designada de Metodologia de Implementação PRIMAVERA. Esta metodologia garante que os projetos de transformação digital seguem as melhores práticas internacionais de implementação de plataformas de gestão, maximizando a garantia de que os projetos são realizados com o rigor necessário para o setor, agilidade e qualidade, rentabilizando ao máximo o investimento em tecnologias.

Quais as vantagens de uma plataforma de gestão global para o setor público?

A nível central, a utilização de uma plataforma global, que centraliza os dados, cria os alicerces para uma gestão orientada ao controlo financeiro e ao reporting de gestão, que funciona como o núcleo central do controlo da execução orçamental, do apuramento de receitas e despesas, do acompanhamento e concretização de metas e objetivos, sendo um fomentador da tomada de decisões sustentadas em números fidedignos.  

A nível local, a utilização de uma plataforma de gestão tem um prisma orientado ao controlo da informação nas distintas áreas do organismo local, com vista garantir o cumprimento legal e fiscal.  

As plataformas de gestão integrada garantem uma gestão centralizada e coesa da atividade, quer ao nível da gestão orçamental, quer operacional, permitindo aos organismos públicos ganhar eficiência, transparência e rigor na gestão.  

Artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado