3
1

Governo gasta 12 milhões de dólares com a importação de arroz

O Governo angolano gastou, entre Janeiro a Junho de 2019, pelo menos 12 milhões de dólares norte-americanos (USD) para a importação de arroz, revelou, em Luanda, o secretário de Estado para Economia.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

Em declarações à Angop, Sérgio Santos, afirmou que nesse período o Governo gastou uma média mensal de dois milhões de dólares, com compra de quatro mil toneladas desse cereal por mês.

"Se em média estamos a gastar dois milhões de dólares por mês, em seis meses gastamos 12 milhões para importar quatro mil toneladas de arroz por mês", esclareceu.

O dirigente afirmou que o país tem um volume de consumo considerável de arroz, apesar de ser uma cultura de ciclo curto. Na sequência da entrevista à Angop, o responsável apontou como problema fundamental a questão da baixa produção e a transformação desse cereal no país.

Admitiu ser possível produzir arroz em quatro meses no país, com duas a três safras por ano, mas infelizmente "não existe esses níveis de produtividade".

Na sua óptica, é preciso que se priorize a aquisição do arroz de produção nacional, em detrimento do importado, para incentivar a produtividade local.

Segundo Sérgio Santos, no país já existe alguma produção de arroz, mas precisa-se sempre de uma máquina para o descasque.

7