3
1
PATROCINADO

Governo prioriza soluções sustentáveis para diversificação da Economia

Isabel Bernardo
29/3/2021
1
2
Foto:
DR

O Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis defendeu a necessidade de as mulheres empreendedoras apostarem em soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis para a produção nacional.

Discursando no encerramento do “Bootcamp” A Mulher Agro-Empreendedora, uma actividade do AgroPRODESI, o governante considerou ser decisivo empoderar mulheres, permitindo o crescimento económico do país, bem como a sua socialização e união.

Milton Reis destacou, na ocasião, a importância e contribuição da mulher na economia, notando de estar a aumentar significativamente.

Reforçou a necessidade do engajamento do grupo piloto de 44 mulheres no processo de disseminação, por todo o país, das melhores práticas de gestão do agro-negócio aprendidas durante o Bootcamp “A Mulher Agro-Empreendedora”, para que outros grupos possam ter aceso aos conhecimentos, experiências e casos de sucesso partilhados durante o evento.

O evento realizado pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP) e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) em parceira coma Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) foi uma iniciativa do AgroPRODESI que visou a capacitação, acompanhamento e mentoria dos actores estratégicos do agronegócio.

O AgroPRODESI enquadra-se nas iniciativas de desenvolvimento do eixo estratégicoIT6 do PRODESI com a rubrica Formação e Qualificação de Recursos Humanos, visando a capacitação, acompanhamento e mentoria de um grupo de intervenientes estratégicos do agronegócio.

Procura também criar ligações entre os diferentes actores do sistema agroalimentar, como a academia, agregadores de valor, produtores/cooperativas, prestadores de serviços, comerciantes com foco em mulheres e jovens para o fomento do acesso aos mercados e promover a inovação no campo e no agronegócio.

O Bootcamp A Mulher Agro-Empreendedora é direccionado à capacitação de 44mulheres provenientes das 18 províncias, representando as cooperativas, associações, de agricultores startups do agronegócio e empresas que desejam expandir os seus negócios ou estabelecer parcerias. 

A iniciativa permitiu as participantes partilharem experiências, ideias, oportunidades de negócio e interagir com potenciais parceiros e clientes que podem impulsionar o seu crescimento e impacto.

No evento realizado de 26 a 27 deste mês, participaram associações de produtores e cooperativas, bancos, instituições de micro-crédito, cadeias de distribuição alimentar, startups, empresas agro-industriais, investidores, académicos, parceiros de desenvolvimento e instituições públicas.