3
1

Governo recebe novos meios de prevenção contra a covid-19

Mais de quarenta toneladas de equipamentos de prevenção da covid-19, adquiridos na África do Sul pelo Governo, chegaram, esta semana, ao país, na sequência de outros lotes já recebidos.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Constam das aquisições feitas, 50 mil litros de álcool, azitromecina para fazer o seguimento de cerca de 2 mil pacientes e cinco mil botas para protecção individual, segundo enumerou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, a margem da recepção dos bens.

Ainda da África do sul, o país espera receber mais uma remessa de 30 mil fatos para a biossegurança, medicamentos e álcool para a higienização, processo que terminará nas próximas semanas quando chegarem ao país mais 40 toneladas de produtos afins.

De acordo com a Angop, que cita o secretário de Estado, está previsto, para o princípio do mês de Maio, a recepção das aquisições feitas a partir da China, com destaque para 400 ventiladores, nove milhões de mascaras cirúrgica, 100 mil factos e acima de mil termómetros infravermelhos.

“O país tem cerca de 210 ventiladores, rondando as necessidades a volta de 600 ventiladores”, precisou Franco Mufinda, informando, na ocasião, que o país vai receber, de igual modo, cerca de cinco mil camas, que chegarão a partir da próxima semana de Lisboa.

No que respeita à distribuição dos materiais, o dirigente referiu que cada localidade ou província vai beneficiar consoante a sua especificidade e número de habitantes. “Quem tem mais população receberá mais” - frisou.

Por outro lado, o Secretário de Estado para a Saúde Pública informou que todo produto de saúde deverá passar por um processo de validação, a cargo do Instituto Nacional de Investigação da Saúde, porquanto, disse que as máscaras de fabrico caseiro devem ter parecer técnico de peritos.

Angola regista 24 casos positivos de covid-19, mantendo-se inalterados os números, nas últimas 24 horas: dois mortos e seis recuperados, dois dos quais já em casa, depois de receberam altas hospitalares, conforme as autoridades sanitárias.

7