3
1
PATROCINADO

Grupo ENI constrói unidade de processamento de gás natural no Soyo

Redacção_E&M
14/2/2020
1
2
Foto:

Uma fábrica com capacidade para processar 400 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia será construída este ano, no Soyo, província do Zaire, anunciou, esta semana, o director de projecto.

O projecto de construção da unidade fabril, denominado “Novo Consórcio de Gás”, que foi apresentado aos membros do governo provincial, por Kresimir Vujec, vai ocupar uma área de 100 hectares na aldeia de Kivinca Nvemba, periferia da cidade do município do Soyo, vai durar dois anos e será construído pela petrolífera ENI Angola.

O director do projecto pela ENI, Kresimir Vujec, disse, de acordo com o portal de notícias Macauhub, que a fábrica de processamento do gás natural do consórcio Angola LNG, já em funcionamento no Soyo, será o principal destinatário do gás a ser processado.

O especialista disse ainda que segue-se agora a fase de consulta pública, remoção de minas terrestres da área, levantamentos de dados do projecto e estudo de impacto ambiental.

Neste sentido, pelo menos três mil postos de trabalho serão criados na fase de construção, número que deverão reduzir a 100, quando a fábrica entrar em exploração comercial.

A Angola LNG é um projecto integrado de aproveitamento de gás natural, dispondo de uma fábrica de processamento, um terminal marítimo e instalações de carregamento, bem como a possibilidade de proceder ao desenvolvimento de gás não associado.

Os accionistas da Angola LNG Limited são a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), com 22,8%, o grupo norte-americano Chevron (36,4%) e os grupos britânico BP, italiano ENI e francês Total, com 13,6% cada.