1

Huíla. Terra de abismos e cascatas

As Terras Altas da Huíla escondem algumas das mais belas paisagens de Angola. A Fenda da Tundavala, uma das sete maravilhas naturais do país, é a mais famosa das atracções desta província.

1
2
Fotografia
:

O verde da vegetação e uma frescura pouco habitual em terras africanas dominam as sensações de quem viaja pela província da Huíla, elevada a mais de 1000 metros de altitude, chegando aos 2300 em alguns pontos, característica que a torna única. Localizada no interior de Angola, sem acesso ao oceano mas rica em águas mais doces, a Huíla ocupa a região sul do planalto central que termina precisamente aqui, na cordilheira da Chela, onde se despenha de forma dramática sobre a planície do Namibe.

A província apresenta características excepcionais que justificam a presença do homem desde épocas imemoriais. Originalmente habitada por Khoisans, dos quais ainda existem pequenos grupos remanescentes, acolheu, sobretudo, tribos do grupo étnico Nyaneka-Nkumbi e contou com uma forte presença colonial, contrariando a habitual apetência da colonização pelo litoral.

Leia mais.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7