3
1
PATROCINADO

IGAPE dá início à privatização do BCI

Redacção_E&M
19/3/2021
1
2
Foto:
DR

A instituição iniciou esta semana a privatização integral do Banco de Comércio e Indústria (BCI), que em 2020 beneficiou de uma recapitalizacão avaliada em 30 mil milhões de kwanzas do Estado.

De acordo com Jornal de Angola, que cita uma nota do Instituto Nacional de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), a  transferência das acções representativas da totalidade do capital social do BCI será efectuada através do procedimento de Leilão em Bolsa.

Serão leiloadas em bloco indivisível, segundo salienta o diário de circulação nacional, 100% das acções do Estado, dirigido exclusivamente a candidatos especialmente qualificados.

O documento a que o Jornal de Angola faz referência informa que o processo ocorre no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV), e em observância ao Despacho Presidencial nº 66/20, de 5 de Maio de 2020, e limita-se a cinco candidatos.

Para a efectivação da privatização do Banco, informa, o IGAPE seleccionou o Standard Bank Angola SA, em parceria com o The Standard Bank of South Africa Limited, como assessor financeiro, com quem tem estado a trabalhar na execução da privatização do respectivo activo.

De a cordo com o jornal, a iniciativa efectiva-se essencialmente nos Termos de Referência aprovados em conjunto com o Caderno de Encargos, através do Despacho da Ministra das Finanças n.º 1227/2021 publicado no Diário da República, II Série, n.º 36, de 11 de Março de 2021, disponíveis no website do IGAPE www.igape.co.ao.