3
1

INAMET instala placares de indicação meteorológica

Algumas cidades do país terão, nos próximos anos, placares electrónicos com a indicação diária do tempo, anunciou, esta semana, em Luanda, o director-geral do Instituto de Meteorologia e Geofísica.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

Domingos José do Nascimento disse, sem entrar em grandes detalhes, que o INAMET tudo fará para que a informação meteorológica chegue aos cidadãos de forma simples e clara, de modos a  apresentarem as temperaturas, a velocidade do vento e a humidade das localidades escolhidas.

Em entrevista à Angop, o responsável explicou, ainda, que além dos órgãos de comunicação social, a instituição vai utilizar as redes sociais enquanto bons veículos de difusão da informação, para disseminar dados meteorológicas.  Domingos do Nascimento referiu que tais informações serão devidamente analisadas e estruturadas antes de serem publicadas, para se evitar “falsas previsões”.

"Vamos trabalhar com os governos provinciais e municipais, para identificarmos os pontos focais nestas localidades e aí melhorar a informação ao cidadão", sublinhou, acrescentando que a acção poderá estender-se em locais de realização de eventos a céu aberto e a aeroportos.

O director-geral do INAMET referiu, por outro lado, que a aprovação, em 2018, do programa de modernização do INAMET pelo Executivo angolano, permitirá estender uma rede de observação de elementos de medição com estações meteorológicas, centros de previsões mais modernos e passar, em sete anos, de 50 estações para 700.

Acrescentou, na sequência da entrevista, que esse processo terá início em 2020, com a instalação de 72 estações meteorológicas automáticas em vários pontos do país, com vista a apoiar também a agricultura e outras actividades que dependem de informações meteorológicas para se efectivarem.

7