3
1
PATROCINADO

INCER quer mecanização na agricultura familiar

Fernando Baxi
21/2/2024
1
2
Foto:
DR

"Faltam centrais ou bases de mecanização agrícola em Angola".

O Instituto Nacional dos Cereais (INCER) é apologista da criação de prestadoras de serviços de mecanização no segmento da agricultura familiar, informou Maria Garção, directora da instituição, na "VI Conferência E&M sobre Agricultura", realizada em Luanda, a 21.02.2023.      

De acordo com a directora do INCER, que integrou o primeiro painel do evento com lema "As Metas e os Desafios da Produção de Cereais em Angola", faltam centrais ou bases de mecanização agrícola no País.  

Durante a intervenção no evento, Maria Garção reconheceu, após a crítica da audiência e outros colegas de painel, que o PLANAGRÃO está longe de responder aos desafios pelos quais foi concebido.

Admitiu ainda a existência de projectos implementados em zonas impróprias que depois exigem investimentos financeiros avultados para se obter o mínimo dos resultados.

A directora do INCER queria referir-se à implementação do PLANAGRÃO na região leste do País (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), uma zona onde os estudos científicos ainda são insuficientes.