3
1

Isabel dos Santos fora do EuroBic

O banco espanhol Abanca anunciou esta semana ter fechado acordo para ficar com 95% do capital do EuroBic, onde a empresaria angolana detinha 42,5%, avançou a imprensa portuguesa.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Até a divulgação do acordo, Isabel dos Santos, com 42,5% do capital, e Fernando Teles, com 37,5%, eram os principais accionistas da instituição, sendo que com essa medida, acabam por estar de saída do EuroBic.

Além destes dois, refere a Angop, citando a imprensa portuguesa, deixaram a estrutura de accionistas Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador, que detinham cada um, 5%, estando os restantes 5% dispersos por outros investidores.

Com a retoma das referidas participações, o grupo espanhol soma a  quinta aquisição desde 2014, sendo a segunda em Portugal. É também a segunda compra em Portugal em que não revela o preço.

Ainda segundo a Angop, que cita directamente o Jornal Expresso, haverá agora uma auditoria aprofundada ao banco português e a necessária autorização dos reguladores.

Os espanhóis do Abanca chegaram a acordo para adquirir 95% do EuroBic, segundo confirmou o banco liderado por Juan Carlos Escotet em comunicado enviado às redacções. Contudo, o grupo espanhol não revela qual o montante a pagar pelo controlo do banco.

"O Abanca acordou a comprade 95% das acções do EuroBic. O Banco de Portugal foi informado em detalhe dostermos da operação", indica a nota emitido pelo banco com sede na Galiza.

No seu comunicado, o Abanca não revela com quem fechou acordo para a aquisição. Mas, a imprensa portuguesa aventa que para chegar àquela participação, os dois maiores accionistas têm obrigatoriamente de vender as suas posições.

No caso de Isabel dos Santos, foi a empresária que colocou a participação à venda, depois das notícias conhecidas como Luanda Leaks e da investigação judicial aberta em Angola à sua gestão na Sonangol.

De qualquer forma, e apesar de Isabel dos Santos já ter assumido que abdica dos seus direitos de voto no banco, ainda é preciso esperar para que a operação se concretize.

7