3
1
PATROCINADO

Itália desposta a apoiar reformas políticas e económicas em Angola

Cláudio Gomes
8/2/2019
1
2
Foto:
DR

Sergio Mattarella, Presidente da Itália, reiterou, em Luanda, a intensão do seu país em apoiar as reformas políticas em curso e os desafios do quadrante económico.

Tal intenção foi assegurada, esta semana, enquanto discursava na reunião plenária solene da Assembleia Nacional, realizada  por ocasião da sua visita oficial. Na sequência, de acordo com o Jornal de Angola (JA), o Chefe de Estado italiano disse que Angola pode contar, "a qualquer momento", com a amizade leal e apoio, das instituições, e do seu povo daItália no seu processo de crescimento.

Considerou Luanda, " ponto estratégico das ligações entre a Europa, África e Ásia e força motriz para a estabilidade na região e crescimento dos países vizinhos". O estadista, lembrou que Angola joga um papel importante para o fortalecimento da estabilidade e segurança na África Austral e na região dos Grandes Lagos. 

Para Sergio Mattarella o processo de intensificação das relações com o continente africano, o seu país e a União Europeia contam com a interlocução de países como Angola que "realizaram um caminho desafiador de reconciliação e paz, de crescimento e avanços económicos".

Recordou que a cooperação entre Angola e Itália não se cinge apenas aos domínios económicos e das energias. Segundo o dirigente, os amplos e férteis territórios, o oceano, as maravilhas naturais e monumentos históricos, permitem projectar uma cooperação em sectores como a agro-indústria, energias renováveis e turismo.

"Os finos mármores da Huíla, a construção e gestão dos caminhos-de-ferro, a protecção das costas angolanas, as telecomunicações e a sustentabilidade ambiental, são realidades de trabalho já consolidadas e que devemos robustecer", realçou o Presidente Sergio Mattarella.