3
1
PATROCINADO

Jean-Pierre Bemba impedido de concorrer às eleições

Cláudio Gomes
19/10/2018
1
2
Foto:
DR

A candidatura presidencial de Jean-Pierre Bemba foi, recentemente, recusada pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CNEI) da República Democrática do Congo (RDC).

A Comissão Nacional Eleitoral Independente colocou na mesma situação, outros cinco candidatos que pretendem concorrer ao pleito marcado para o próximo dia 23 de Dezembro.

Segundo um porta-voz de Joseph Kabila, a candidatura de Jean-Pierre Bemba seria improcedente pelo facto de este ter o cadastro manchado (registo criminal) fruto dos processos judiciais que enfrentou.

Este argumento foi imediatamente refutado pelos advogados de Bemba, que garantiram que o seu candidato foi absolvido em todos os processos transitados em julgado, considerando haver apenas um processo pendente que aguarda por decisão de um recurso seu.

A Comissão Eleitoral da RDC anulou também as candidaturas de Adolphe Muzito,Samy Badibanga, Antoine Gizenga Funji, Marie Josée Moka Ngolo e Ifo-ku Marie José.

O CENI alega que Jean Pierre Bemba Bemba Gombo foi condenado por suborno de testemunhas no âmbito de um processo judicial, tendo ignorado o recurso que ainda está pendente.

O Jornal de Angola, na sua edição online, avança também que Samy Badibanga também viu a sua candidatura invalidada, mas sem qualquer justificação aparente.

Nesta sequência, Marie José e Moka-Ngolo, não apresentou a prova do pagamento da caução de 100 mil dólares e Ifoku Marie José foi interditado de participar nas eleições por ter um defeito de nacionalidade de origem, depois de readquirir a sua nacionalidade congolesa, que só dá direito à nacionalidade adquirida sem direito de ilegibilidade para Presidente da República.

Depois da verificação das eventuais contestações, o Tribunal Constitucional voltará remeter os processos para aCENI, o mais tardar, até ao dia 11 de Setembro, que publicará então a lista definitiva no dia 19 desse mês.