3
1
PATROCINADO

João Lourenço pode disputar presidência do MPLA com António Venâncio

José Zangui
28/10/2021
1
2
Foto:
DR

O presidente do MPLA, João Lourenço, formalizou esta quarta-feira a sua recandidatura à liderança do partido, a ser eleita no próximo congresso ordinário, marcado para Dezembro.

A formalização da recandidatura do líder do MPLA foi feita através do seu mandatário, Pedro Neto, que apresentou 196 pastas contendo as subscrições de apoio à candidatura de João Lourenço, recolhidas nas 18 províncias do país, num total de 21 mil e 750 assinaturas.

"Foi um trabalho muito aturado. É verdade que ultrapassamos as exigências, uma vez que bastavam 100 assinaturas por província. Mas isto prova bem o trabalho que foi desenvolvido para recolher as subscrições a favor da candidatura do nosso candidato", disse Pedro Neto.

A candidatura de João Lourenço não deverá ser a única. O engenheiro António Venâncio, 48 anos de militância, quebrou a tradição do mono candidatura ao anunciar que vai disputar com João Lourenço a presidência do partido. Para tal, precisa do apoio de dois mil militantes.

Venâncio entende que a concorrência interna é um factor fundamental para que o partido possa resgatar a confiança do eleitorado e melhorar as condições de vida das populações.

“A falta de democracia interna gera um cenário de bajulação, nepotismo, idolatria ou endeusamento do líder”, disse durante uma conferência de imprensa em Luanda.

António Venâncio não integra o Comité Central nem o Bureau Político do MPLA, dois órgãos da direção do partido. Mas os estatutos permitem que concorra. Para que a sua candidatura seja aprovada, Venâncio terá que apresentar quase duas mil assinaturas de militantes, 100 em cada uma das dezoito províncias de Angola.

O político está confiante e disposto a concorrer com o actual presidente do Partido, João Lourenço que é também o Presidente da Republica.