3
1

Kwanza valorizou mais de 2%

O kwanza valorizou-se 2,3% de Janeiro até final de Agosto, mas deverá chegar ao fim do ano com cambio de 648,8 kwanzas para cada dólar.

1
2
Fotografia
:
DR

Segundo a consultora NKC African Economics, os preços elevados do petróleo ajudaram o kwanza a recuperar algumas das fortes perdas sofridas durante os últimos três anos; a moeda angolana valorizou-se 2,3%, para 634,6 kwanzas por dólar entre 31 de Dezembro de 2020 e 30 de agosto” deste ano, lê-se numa nota da NKC African Economics.

O mesmo documento dá conta de que, o kwanza vai continuar pressionado devido à forte dependência do país face ao setor petrolífero, que está a enfrentar um declínio na produção devido a problemas operacionais e à falta de investimento, apontam os analistas citados pela Lusa.

Na análise ao kwanza, a filial africana da consultora britânica Oxford Economics alerta que “os especuladores empurraram os preços do petróleo demasiado depressa e demasiado alto”. Pelo que alerta que mesmo que suba e atinja o pico e chegue a casa dos 70 dólares no final do ano, vai depois voltar a um cenário parecido ao que hoje vivemos, consequentemente, acrescentam, “a taxa de câmbio do kwanza deverá anular alguns dos ganhos recentes e chegar ao final do ano a valer 648,8 kwanzas por dólar.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado