3
1
PATROCINADO

Ligação Marrocos-Reino Unido: Africa Finance Corporation injecta 14,1 milhões USD em megaprojecto de energia renovável

Victória Maviluka
26/4/2024
1
2
Foto:
DR

Investimento demonstra como o “enorme potencial” de energia renovável de África pode fornecer “soluções benéficas” para a transição energética global.

A Africa Finance Corporation (AFC), especializada em financiamento de infra-estruturas no continente, vai ‘largar’ 14,1 milhões de dólares para reforço do megaprojecto Xlinks, um programa de ligação eléctrica entre Marrocos e Reino Unido através de energia renovável.

Em nota divulgada esta quinta-feira, 25, pela imprensa marroquina, a AFC sublinha que este apoio financeiro representa um “marco importante” para um projecto que confirma o papel de Marrocos como “líder continental em energias renováveis” ​​e demonstra como o “enorme potencial” de energia renovável de África pode fornecer “soluções benéficas” para a transição energética global.

A Xlinks First e a Africa Finance Corporation avançam no documento que a futura interligação eléctrica marroquina-britânica promoverá a criação de milhares de oportunidades de emprego, incluindo uma proporção significativa de empregos qualificados, que serão apoiados por programas de formação e certificação.

Este plano de formação de quadros especializados, acrescentam os parceiros, contribuirá para “consolidar o papel pioneiro da experiência marroquina” em energias renováveis, como “centro energético regional e continental”.

A CEO da AFC, Samaila Zubairu, afirma que África, com o seu imenso potencial de energia renovável e vastos recursos naturais, está na vanguarda das aspirações globais para alcançar emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa. 

E o projecto Xlinks, continuou, “exemplifica este papel central”, demonstrando a capacidade de África para impulsionar a transição da Europa para a energia sustentável e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios climáticos prementes.

“Ao aproveitar a abundante energia eólica e solar do Sahara e canalizá-la directamente para um dos maiores mercados de energia da Europa, este projecto não só estimula o crescimento da economia marroquina, mas, também, catalisa o desenvolvimento das indústrias locais de energia limpa”, sublinha Zubairu, citado no comunicado.

James Humfrey, CEO da Xlinks First, refere que este investimento da Africa Finance Corporation é um “passo importante” no desenvolvimento do projecto, trazendo uma “compreensão e experiência incomparáveis” ​​das infra-estruturas africanas. 

“A sua missão, que consiste em promover o crescimento económico e o desenvolvimento industrial do continente, está perfeitamente alinhada com os resultados esperados do projecto de ligação eléctrica Marrocos-Reino Unido”, realça Humfrey.

Um megaprojecto com vários capitais

A Africa Finance Corporation junta-se, assim, neste megaprojecto, à empresa pública chinesa Ningbo Orient Wires & Cables, que anunciou, em Janeiro último, a intenção de adquirir perto de 11% do capital da Xlinks First; à petrolífera TotalEnergies, que tinha anunciado, em 29 de Novembro de 2023, uma participação minoritária; ao grupo britânico Octopus Energy, especializado em energias sustentáveis, bem como à Emirati Abu Dhabi National Energy Company (TAQA).