3
1

Maior acordo do mundo entrou em vigor e promete revolucionar trocas comerciais no Pacífico

Parceria Económica Abrangente Regional(RCEP, na sigla em inglês) entrou em vigor a 1 de Janeiro. Acordo cria uma zona de livre comércio que abrange 15 países da Ásia-Pacífico.

1
2
Quingila Hebo
Fotografia
:
DR
Quingila Hebo

O maior acordo comercial do mundo já está em vigor desde o primeiro dia de 2022. Chama-se Parceria Económica Abrangente Regional foi assinado por 15 países da Ásia-Pacífico. Ao todo, engloba 30% da população mundial e é visto como uma victória geopolítica da China na liberalização do comércio, apesar da incerteza provocada pela Covid-19.

O acordo abrange a China, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Austrália e outras dez economias do Sudeste Asiático (Indonésia, Tailândia, Singapura, Malásia, Filipinas, Vietname, Birmânia, Camboja, Laos e Brunei). Assim, o RCEP cobre mais de 30% da população e da riqueza produzida em todo o mundo.

Assinado em novembro de 2020, o mega acordo comercial resulta de vários anos de negociações que começaram há 10 anos, com a China a apresentar uma proposta de uma aliança no Pacífico para dar resposta aos planos do então presidente norte-americano Barack Obama de avançar com o Acordo Transpacífico (TPP, sigla em inglês).

O TPP de Barack Obama acabou por ser descartado pelo seu sucessor, Donald Trump, mas ainda assim a China não desistiu dos planos para implementar o RCEP.

O acordo é encarado como "um grande passo para a liberalização do comércio e dos investimentos" na Ásia-Pacífico e assegura vários benefícios aos signatários, entre os quais a redução de até 92% das taxas alfandegárias nas trocas comerciais, o acesso facilitado a um mercado abrangente de países importadores e exportadores e mais certezas sobre os investimentos realizados.

Fonte: Jornal de Negócios.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado