3
1

Mais de 40 empresas nacionais capacitadas sobre mercado de capitais

Cláudio Gomes
28/11/2022
1
2
Foto:
DR

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) concluiu uma formação sobre Preparação para o Mercado de Capitais destinadas para empresas de referência do mercado nacionais.

De acordo com informações da BODIVA, a formação que encerrou na quinta-feira, 24 de Novembro, abrangeu 48 executivos e gestores seniores de empresas nacionais do sector petrolífero, bancário e marítimo. A próxima edição, segundo a instituição, está prevista para o segundo trimestre de 2023.

Com periodicidade anual, a formação promovida em parceria com a Academia da Euronext, visou preparar as empresas com conhecimentos e ferramentas necessárias para as auxiliar o processo de preparação para abertura do seu capital em bolsa, compreendeu três ciclos composto igualmente por três módulos, todos ancorados na Preparação para o Mercado de Capitais.

No primeiro módulo, os executivos e gestores seniores da Sonangol, da Banco Yetu, do Finibanco, da ACREP – Exploração Petrolífera, SA e da OCTOMAR - Serviços Marítimos, Lda., foram capacitados em Estratégia, Inovação, Governação e Sustentabilidade. No segundo módulo, receberam informações sobre as Opções de Angariação de Fundos e, no terceiro e último módulo, o Plano de Negócios, Equidade, História e Avaliação da Empresa. 

Para a BODIVA, o principal objectivo da recente activação do mercado accionista através das Ofertas Públicas de Vendas (OPV’s) do Banco BAI e do Banco Caixa Angola, passa necessariamente por trazer mais empresas para o mercado. “Desta forma, conseguiremos transformar a BODIVA num canal de financiamento complementar, isto com a partilha de risco entre o sector financeiro e o não financeiro”, lê-se.

Recentemente, a BODIVA registou de 1,194 mil milhões de Kwanzas, ultrapassando o alcançado em Dezembro de 2020 fixado em 1,187 mil milhões de Kwanzas.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola, Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A é uma sociedade anónima, cujo objecto social consiste na gestão dos mercados regulamentados em Angola.