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MIDO, para além do negócio dos óculos

Cláudio SIlva
13/3/2023
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Foto:
Cedidas Courtesy

De 4 a 6 de Fevereiro, a cidade de Milão acolheu um dos maiores eventos do sector da óptica no mundo: a MIDO International Eyewear Show, que acolheu mais de mil expositores e visitantes de 140 países.

Há objectos tão omnipresentes que, às vezes, nem damos por eles, ou, se damos, os vemos mais como algo funcional e necessário do que propriamente um acessório, uma peça de moda, uma forma de autoexpressão. Há quem possa argumentar que os óculos estão nesta categoria. Mas, para aqueles que os usam, seja diariamente para ver melhor, seja para se proteger do sol, os óculos fazem parte do dia-a-dia e são imprescindíveis. Não é de espantar, por isso, a existência de toda uma indústria em torno desse objecto, indústria essa que gera biliões de dólares em receitas e emprega centenas de milhares de pessoas no mundo. A MIDO oferece-nos uma janela para este mundo.

Só na Itália, palco da MIDO, a indústria da óptica emprega pelo menos 18.250 pessoas espalhadas por 830 empresas e gere receitas em torno de 5,17 mil milhões de euros. É dos países mais importantes nesta indústria. A maior empresa do sector, a Luxottica, detentora de um vasto portfólio de marcas, incluindo a Ray-Ban, Oakley, Persol e Oliver Peoples, é italiana, está sediada precisamente em Milão. Com orientação internacionalista (o seu maior mercado são os Estados Unidos), a indústria da óptica italiana está em crescimento depois de fortes abalos frutos da pandemia, mas os próximos anos serão desafiantes com base no aumento dos custos da matéria-prima, da logística, da energia, dos transportes e de outros factores decisivos, muito por culpa da recente invasão russa na Ucrânia e da inflação que se faz sentir na Europa.  

Não obstante, respirava-se optimismo na feira. O ambiente era magnético, com expositores orgulhosos de todo o mundo a mostrar o que melhor sabiam fazer. Um dos principais chamarizes da MIDO é o tamanho e a diversidade da feira: ocupa seis pavilhões enormes nas instalações da Fiera Milano Rho e atraiu 35. 000 profissionais da área, um aumento de 60% em relação a 2022, e 380 jornalistas provenientes do mundo inteiro. Dos mais de 1000 expositores que representam todas as facetas da indústria – desde os fabricantes de máquinas para a produção de lentes e armações, até às próprias marcas mais vanguardistas – 72% vieram de fora da Itália. Destes, pelo menos metade era da Europa, 42% do continente asiático e 7% do resto do mundo.

A feira é organizada pela influente Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Ópticos (ANFAO), em parceria com a ICE - Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas, e já vai na sua 51.ª edição. É um evento que quer ser cada vez mais global. “Temos a responsabilidade de estar entre os eventos mais internacionais da Itália e, sem dúvida, o líder do sector a nível global”, explicou-nos Giovanni Vitaloni, presidente da ANFAO e da MIDO. “Isso significa organizar uma feira que atenda às necessidades dos profissionais que, todos os anos, chegam do mundo todo para fazer negócios na MIDO,” concluiu.

Empresas angolanas presentes na feira

Entre os profissionais que estiveram na MIDO, contam-se cinco empresas angolanas, nomeadamente a CentroÓptica, a LuzÓptica, a Óptica Oásis, a Oculistas e a Wan Kiamy. Todas participaram na MIDO pela primeira vez, a convite da ICE. Hilacana Morais, director-geral da LuzÓptica, afirmou à E&M a importância desta presença de estreia numa das feiras mais importantes para a sua indústria. “Participar nesta feira é uma grande mais-valia para nós. Dá-nos a oportunidade ver outra dinâmica e ter contacto com empresas que simplesmente não existem em Angola, não temos os seus produtos lá,” fez saber.

Leia o artigo completo na edição de Março, já disponível no aplicativo E&M para Android e em login (appeconomiaemercado.com).

MIDO, beyond the eyewear business

From 4-6 February, the city of Milan was the stage for one of the world’s biggest eyewear events: the MIDO International Eyewear Show, known in the industry simply as MIDO. It hosted just over 1,000 exhibitors and visitors from 140 countries.

There are objects so omnipresent that sometimes we don't even notice them, or if we do, we see them more as something functional and necessary than exactly an accessory, a fashion item, or a form of self-expression. There are those who might argue that glasses are in this category. But for those who use them, whether daily to see better or to protect themselves from the sun, glasses are part of everyday life and are essential. It is not surprising, therefore, that there is an entire industry around this object, an industry that generates billions of dollars in revenue and employs hundreds of thousands of people around the world. MIDO offers us a window into this world.

In Italy alone, where MIDO takes place, the eyewear industry employs around 18,250 people spread across 830 companies, and generates revenues of around 5.17 billion Euros. Not surprisingly, Italy is one of the most important countries in this industry. The largest company in the sector, Luxottica, which owns a vast portfolio of brands including Ray-Ban, Oakley, Persol and Oliver Peoples, is Italian and headquartered precisely in Milan. With an international outlook (its biggest market is the United States), the Italian eyewear industry is experiencing strong growth after economic shocks resulting from the pandemic, but the coming years will be challenging based on the increase in the cost of raw material, logistics , energy, transport and other decisive factors, largely due to the recent Russian invasion of Ukraine and the inflation that is being felt in Europe.

Nevertheless, there was a lot of optimism at the fair. The atmosphere was magnetic, with proud exhibitors from all over the world showing what they did best. One of MIDO’s main attractions is the size and diversity of the fair: it occupies 6 huge pavilions at Fiera Milano Rho and attracted a total of 35,000 professionals from the field, an increase of 60% compared to 2022, and 380 journalists from all over the world. Of the more than 1000 exhibitors, representing all facets of the industry – from manufacturers of machines for the production of lenses and frames, to the most avant-garde brands themselves – 72% came from outside Italy. Of these, about half were from Europe, 42% from the Asian continent, and 7% from the rest of the world.

The fair is organized by the influential National Association of Manufacturers of Optical Products (ANFAO), in partnership with ITA - Agency for the Internationalization of Italian Companies, and is now in its 51st edition. It is an event that wants to be increasingly global. “We have a responsibility to be among Italy’s most international events and, without a doubt, the industry leader at a global level,” explained Giovanni Vitaloni, president of ANFAO and MIDO. “This means organizing a show that meets the needs of professionals who, every year, arrive from around the world to conduct business at MIDO,” he concluded.

Angolan companies present at the fair

Among the professionals at MIDO were 5 Angolan companies, including CentroÓptica, LuzÓptica, Óptica Oásis, Oculistas and Wan Kiamy. All of them participated in MIDO for the first time, at the invitation of ITA. Hilacana Morais, General Director at LuzÓptica, told E&M the importance of this debut presence in one of the most important fairs for its industry. “Participating in this fair is a great asset for us. It gives us the opportunity to see another dynamic and have contact with companies that simply don't exist in Angola, we don't have their products there,” he shared. A similar opinion is held by Axel Caires, Managing Director of the company LuzÓptica. "This fair allows us to have direct contact with producers and brands that aren’t present in the Angolan market,” he said, adding that the added value of being at the event are the contacts and partnerships that he makes.

Read the full article in the March issue, now available on the E&M app for Android and at login (appeconomiaemercado.com).