3
1

Moedas comemorativas custam 1,6 milhões de dólares

Moedas comemorativas estão a ser produzidas na Russia. Crédito em moeda nacional cresceu 1%.

1
2
Fotografia
:
DR

Segundo informou o Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, que falava na conferência de imprensa do Comité de Política Monetária, o BNA vai gastar 1,6 milhões de dólares para imprimir as moedas comemorativas ao dia da paz.

As referidas moedas de 200 kwanzas estão a ser produzidas na Rússia e serão postas a circular no dia 4 de Abril de 2022.

A falar sobre o Banco Postal, o Governador disse que o BNA optou por seguir o processo de liquidação do referido banco via acordo extra-judicial, porque foi encontrado um caminho mais viável para a resolução da questão.  Um caminho que vai ajudar a tranquilizar mais rapidamente a situação dos antigos funcionários, fornecedores e demais envolvidos.

Importação de alimentos caiu mais de 7% diz BNA

O Governador do BNA disse ainda que a importação de alimentos caiu 7,85% no ano de 2021, sendo que, como referiu o responsável a importação de produtos da cesta básica caíram 44%.

O Governador informou ainda que o crédito em moeda nacional cresceu 1% neste mesmo período, sendo que, o segmento alimentar beneficiou de cerca de 36% dos créditos.

Sobre a inflação, disse que a inflação anual foi de 27,3% e que o BNA espera que para 2022 se posicione nos 18%, ainda abaixo do objectivo que é a de um digito.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado