3
1

Moradores do Bita Tanque beneficiam de água potável

Cerca de seis mil moradores da localidade do Bita Tanque, na Barra do Kwanza, município de Belas, em Luanda, beneficiam, a partir de hoje, de sistemas de tratamento e abastecimento de água potável.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

A boa nova enquadra-se no âmbito do Programa Água para Todos, tutelado pelo Ministério da Energia e Água (MINEA), de acordo com uma nota de imprensa da subsidiária do Grupo MITRELLI, vocacionada em projectos de água e saneamento básico (OWINI).

O projecto, segundo o documento a que a Economia&Mercado (E&M) teve acesso, inaugurado no passado mês de Junho, foi construído num prazo de seis meses, beneficiará e, conforme previsões da empresa construtora, beneficiará cerca de seis mil moradores.

A empresa especializada em tecnologias avançadas de utilização sustentável de água refere, no mesmo documento, que a entrega oficial da fase final dos sistemas que doravante irão levar água potável aos moradores da localidade do Bita Tanque, foi testemunhado pelo o Secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa e pela vice-governadora da Província de Luanda, entre outras individualidades.

Neste sentido, lê-se na nota da OWIN, desde 2013, o Programa Água para Todos já abrangeu um total de cento e cinquenta e duas localidades das províncias de Cuanza Sul, Lunda Norte, Moxico, Uíge e Zaire (Programa Água Para Todos I) e outras 62 localidades nas províncias de Malanje (12) e Kuando-Kubango (50).

Por outro lado, a empresa promove projectos de Água e Saneamento, suporta os custos de operação e manutenção dos sistemas durante um ano, contando com equipas de operadores locais para garantir a boa utilização dos novos sistemas por parte das populações.

O documento a que a E&M vem citando, salienta ainda que as infra-estruturas do Programa “Água Para Todos” incluem modernas tecnologias de painéis solares, sistemas de captação, tratamento e transporte de água, chafarizes, unidades combinadas de chuveiros e lavandarias, tanques de lavagem de roupa, chuveiros e torneiras, e ainda ligações a edifícios públicos.

Continuando, a empresa informa que nos últimos anos, em parceria com o Governo, tem desenvolvido planos de melhoramento do sistema de abastecimento de água na capital e nas demais províncias do interior de Angola.

A parceria com as instituições bancárias, para obtenção de linhas de crédito, ressalta, com taxas vantajosas, têm permitido o desenvolvimento continuo destas infra-estruturas em carência no país.

A Owini fornece soluções integradas para os sectores de Água e Saneamento, operando nos sectores de Agricultura, Municipal (Urbano e Rural) e Industrial. Em cada um dos seus projectos, a OWINI assume total responsabilidade desde o design até à operação.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado