3
1
PATROCINADO

MOSAP II apoia sete mil famílias na campanha agrícola 2020/21

Redacção_E&M
26/10/2020
1
2
Foto:
DR

Quatrocentos milhões 516 mil kwanzas é quanto o Projecto MOSAP II dispõe para apoiar sete mil famílias camponesas em Malanje, o que representa um aumento de mais de cinco mil famílias abrangidas.

De acordo com a Angop, que cita o coordenador do MOSAP II em Malanje, Paulo Sozinho, os apoios vão abranger famílias dos 14 municípios inseridas em escolas de campo.

Segundo a fonte, os montantes, que representam um acréscimo de mais de 200 milhões de kwanzas comparativamente ao disponibilizado na campanha agrícola passada, serão empregues na execução de 202 subprojectos voltados à produção, multiplicação de sementes de feijão, batata-rena e de estacas melhoradas de mandioca.

A par disso, acrescentou o responsável, as famílias vão ainda beneficiar de mil 705 hectares preparados, 20% dos quais a serem financiados com recursos das caixas comunitárias de agricultores, enquanto os restantes 80% vão ser custeados pelo MOSAP II, tendo já sido preparados mil hectares.

Já em termos de insumos agrícolas, o projecto vai financiar 80 toneladas de semente de batata-rena, 57 de feijão, 15 de milho, 180 toneladas de fertilizantes, 3 milhões e 520 mil estacas melhoradas de mandioca.

Neste sentido, escreve a agência nacional de notícias, as famílias camponesas envolvidas na campanha vão cultivar 320 hectares de milho, 40 de batata-rena, mil e 330 de feijão e igual número de mandioca.

Paulo Sozinho referiu ainda que a perspectiva é a colheita de 19 mil toneladas de produtos diversos, com enfoque para 7 mil de mandioca.

Perspectivando evitar perdas pós-colheita e aumentar a rentabilidade dos camponeses, o responsável do MOSAP II fez saber que o projecto apoiará a construção de 10 armazéns para conservação e processamento de produtos do campo nos municípios de Malanje, Candandala, Caculama, Cacuso e Calandula.

No segmento do apoio aos camponeses, Paulo Sozinho disse que pretende-se ainda a criação de 53 novas caixas comunitárias de agricultores, juntando-se as 15 já existentes, de modo a conferir mais autonomia aos camponeses.

A MOSAP II, em colaboração com a ADRA Antena-Malanje, levam a cabo o processo de legalização de cooperativas agrícolas, tendo já sido validadas 15 cooperativas, prevendo-se mais 50 nos próximos tempos, com vista a fortalecer as organizações e elevar os níveis de produção.

O projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II) substitui o MOSAP I, criado na perspectiva de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza no meio rural.

Controla, actualmente, 622 escolas de campo na província, onde estão inseridas mais de 24 mil famílias. Além de Malanje, o Mosap II está implantado nas províncias do Huambo e Bié.