3
1

‘Nascer Livre para Brilhar’ pretende reduzir risco de transmissão do VIH de mãe para filho

A UNITEL e a Organização Não-Governamental People in Need pretendem contribuir para a diminuição das taxas de transmissão de VIH de Mãe para Filho em Angola.

1
2
Fotografia
:
DR

Segundo informações enviadas para a Economia & Mercado, será realizado na cidade de Ondjiva, província do Cunene, nesta quarta-feira, dia 14 de Abril, um encontro que com dirigentes, supervisores e técnicos da saúde, além de representantes de Organizações da Sociedade Civil que actuam no sector, para debater os conteúdos das mensagens de voz do projecto ‘Saúde Móvel, ‘Nascer Livre para Brilhar’.

O projecto está a ser implementado nos termos do Compromisso assinado a 11 de Dezembro de 2020 com o Gabinete da Primeira-Dama da República de Angola. O documento prevê o apoio ao Plano Operacional para Prevenção da Transmissão do VIH de Mãe para Filho 2019-2021, contribuindo nomeadamente para o objectivo específico de reduzir este tipo de transmissão de 26% para 14%, até 2021.

O encontro será uma oportunidade para os especialistas da área de saúde debaterem as informações que serão divulgadas através do envio de mensagens de voz para os números de telemóveis registados no projecto. Os contributos também estão a ser recolhidos nas outras províncias abrangidas: Luanda e Moxico.

A partir das sugestões apresentadas, será desenvolvido um pacote de mensagens de voz com informações direccionadas especificamente para a prevenção da transmissão do VIH da mãe para o filho, abrangendo desde o período da gravidez até aos 24 meses de idade da criança. Os conteúdos deverão ajudar a mãe a ter conhecimento e a prevenir situações de risco de transmissão do VIH para o bebé, bem como fazer a correcta manutenção do seu estado de saúde. Quando finalizadas, as mensagens serão gravadas em chokwe, kuanhama e português, para que possam alcançar um número maior de pessoas.  

O mesmo documento informa ainda que, além dos encontros para a definição dos conteúdos das mensagens de voz, o projecto também oferece formação para os técnicos de saúde nas localidades abrangidas. Estes serão ministrados por especialistas dos Gabinetes Provinciais da Saúde ligados aos Programas de Saúde Reprodutiva e VIH/SIDA e contemplam tanto a vertente clínica relativa ao seguimento correcto do Protocolo de Prevenção da Transmissão de Mãe para Filho (conhecido pela sigla PTMF), como a componente relativa ao atendimento humanizado, de modo que cada mãe tenha acesso a uma consulta com qualidade, num ambiente que a deixe confortável e que promova o seu esclarecimento, aceitação e compromisso com o tratamento adequado. Também são revistos os procedimentos básicos a cumprir face à gestante, recém-nascido e criança exposta.

As formações também abordam as mensagens de voz, uma vez que os técnicos de saúde desempenham um papel importante na promoção dos conteúdos e na abordagem das famílias nas unidades sanitárias, para que saibam da possibilidade de receberem as informações e possam registar o número do seu telemóvel.

Sendo assim, os treinamentos incluem uma componente de sensibilização aos pais e cuidadores sobre o conteúdo das mensagens, além das questões práticas sobre como fazer o cadastro do número de contacto da pessoa interessada na plataforma do projecto.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado