3
1
PATROCINADO

Nigéria é o país no mundo com mais crianças fora do sistema de ensino - 18,3 milhões

Victória Maviluka
9/5/2024
1
2
Foto:
DR

Fenómeno é atribuído a vários factores, incluindo políticas inadequadas baseadas em evidências, dotação orçamental limitada e escassez de professores e salas de aula.

A Nigéria, o mais populoso país de África, regista 18,3 milhões de crianças fora do sistema de ensino, sendo o país a nível global com maior número de petizes fora da escola, avançou o UNICEF.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, apenas 63% das crianças em idade escolar primária frequentam regularmente a escola.

O UNICEF refere que, na Nigéria, 84% ​​das crianças transitam para o ensino secundário depois de concluírem o ensino primário, o que espelha o aumento das taxas de abandono escolar em todos os géneros no nível primário. 

A instituição afecta às Nações Unidas atribui esta tendência a vários factores, como políticas inadequadas baseadas em evidências, dotação orçamental limitada, escassez de professores e salas de aula, infra-estruturas precárias, normas culturais, preocupações de saúde e segurança e trabalho infantil.

Para enfrentar este desafio, avança a imprensa do país, o UNICEF está a colaborar com a Comissão de Educação Básica Universal para implementação de vários programas, como é o caso do ‘Quadro nacional de acção para reduzir o número de crianças fora da escola’.

“Prevemos que, após esta reunião, teremos estratégias claras, direccionadas e específicas que irão garantir ainda mais a redução da taxa de crianças fora da escola”, perspectivou os representantes do UNICEF, após um encontro recente com as autoridades nigerianas.

Com pouco mais de 200 milhões de pessoas, a Nigéria, maior produtor de petróleo em África, é o país mais populoso do continente.