A Nova Marginal está temporariamente reservada como pista para o desfile no Carnaval de Luanda, que decorre de 10 a 12 deste mês.
O grande entrudo abriu neste sábado, 10, com desfile dos 17 grupos da classe infantil. De acordo com a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), os respectivos grupos disputam os prémios de 8 milhões Kz disponíveis para o primeiro classificado, 6 milhões Kz para o segundo e 4 milhões reservados para o terceiro.
Os Admiradores da kazukuta do Hoji Ya Henda, a União Cassules da Geração Sagrada e os Cassules Viveiros do Nzinga Mbande, grupo vencedor da categoria na edição 2023, foram os primeiros grupos a desfilar na passarela.
Vários agentes da Polícia Nacional foram destacados em diferentes pontos da Nova Marginal. No compasso, profissionais de saúde, técnicos do Governo Provincial de Luanda e de administrações municipais empreendiam esforços para garantir a ordem no evento.
Para além dos desfiles, o entrudo também deverá reservar tempo para homenagens aos Heróis do 4 de fevereiro, músicos angolanos e aos Palancas Negras, segundo a APROCAL.
Nesta edição, o vencedor na classe "A" vai ganhar um montante de 15 milhões Kz, enquanto que o segundo classificado levará 10 milhões e o terceiro 5 milhões.Para os vencedores da classe B, o prémio será de 5 milhões Kz, o segundo classificado vai ganhar 3 milhões Kz e o terceiro 2 milhões Kz.